Você está visualizando atualmente DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: UMA DATA PARA CONSCIENTIZAR-SE

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: UMA DATA PARA CONSCIENTIZAR-SE

O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece em 5 de junho e tem como finalidade conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais que o planeta vem sofrendo nos últimos anos.

A população é a grande responsável pelas graves mudanças climáticas e ambientais que a Terra vem enfrentando, por isso, é tão necessário que exista um dia para se falar duramente sobre esses problemas. 

Mas apenas falar dos problemas não basta. Além disso, também precisamos criar medidas que possam impedir que o impacto negativo causado pela humanidade atinja o planeta de modo irreversível.

Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, na cidade de Estocolmo, foi realizada uma conferência da ONU. Nessa data, a organização resolveu tomar uma atitude em relação à preservação do meio ambiente.

Depois de muito debate sobre o assunto, portanto, foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente e também foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Essa conferência, a criação do PNUMA e, além disso, a instituição do Dia Mundial do Meio Ambiente, foram as primeiras grandes ações a nível mundial da organização e tinham de apresentar princípios que visam melhorias para o meio ambiente. 

Durante a época de 70, acreditava-se, ainda, que os recursos naturais eram inesgotáveis e, por isso, nasceu a necessidade de promover grandes ações para mostrar às pessoas o perigo do desperdício.

A partir dessa conferência, portanto, as pessoas passaram a enxergar os recursos do meio ambiente de uma forma completamente diferente e começaram a se preocupar com o futuro do mundo e do meio ambiente.

Contudo, apesar do impacto causado pela nova política ambiental, alguns problemas continuaram acontecendo.

Qual a importância desta data?

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que foi criada para trazer ao conhecimento da sociedade, informações relevantes sobre os impactos anuais causados pelo homem no planeta. 

É um dia importante porque tem como objetivo conscientizar a população e seus governantes sobre a importância de preservarmos os recursos naturais do planeta.

Para que a conscientização seja efetiva e didática, a cada ano, a ONU escolhe um tema relacionado ao meio ambiente, para debater por todo o mundo. 

Durante todo o ano são realizadas campanhas de conscientização com o tema escolhido, para que as informações cheguem aos governantes, à população comum e às grandes empresas. 

O que você pode fazer para ajudar o meio ambiente

Se você, assim como nós, quer fazer mais pelo planeta e quer ter atitudes ecologicamente corretas, comece a mudar pequenos hábitos dentro da sua rotina.

Abaixo, vamos lhe dar alguns exemplos de atitudes que você pode ter para ajudar preservar o meio ambiente:

  1. Economize energia;
  2. Economize água;
  3. Compre apenas o que você realmente precisa;
  4. Ande a pé ou de bicicleta sempre que possível;
  5. Pegue caronas para evitar muitos carros na rua;
  6. Separe seu lixo; 
  7. Recicle seus objetos; 
  8. Não desperdice comida; 
  9. Prefira comprar de quem tem consciência ambiental;
  10. Consuma mais alimentos orgânicos;
  11. Invista em energia solar; 
  12. Economize papel; 
  13. Não jogue lixo em lugares públicos;
  14. Não compre animais silvestres ou ilegais;
  15. Plante árvores; 
  16. Evite comprar mercadorias com muitas embalagens ou embalagens de plástico;
  17.  Não consuma produtos testados em animais;
  18. Não jogue o seu óleo sujo no ralo da pia;
  19. Junte suas roupas sujas e lave-as apenas uma vez na semana;
  20. Descarte as pilhas e baterias nos lugares corretos.

Defender o meio ambiente é uma tarefa de todos

Aprender como fazer para proteger o meio ambiente é um passo muito importante que todos devem ter, pois somente com pequenas atitudes individuais, conseguiremos combater os graves problemas que o planeta vem enfrentando.

Gostou do nosso conteúdo sobre o meio ambiente? Então que dar uma olhadinha no nosso texto onde te damos dicas sobre como ter atitudes mais sustentáveis. 

Para ficar por dentro das novidades da Energy Brasil, basta nos acompanhar no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário