Você está visualizando atualmente ATERRAMENTO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO: QUAL A IMPORTÂNCIA?
Three plastic water pipes in the pit, during repair work.

ATERRAMENTO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO: QUAL A IMPORTÂNCIA?

Você já ouviu falar sobre aterramento do sistema fotovoltaico? Essa ação é fundamental para garantir a segurança contra choques elétricos e, além disso, descargas atmosféricas.

Embora seja algo essencial para qualquer sistema de geração de energia, não é difícil que encontremos locais que não contam com esse processo e pessoas que não sabem ao certo o que isso significa.

Pensando nisso, elaboramos esse texto para te explicar o que é e como fazer o aterramento do seu sistema fotovoltaico.

Tipos de aterramento

Podemos separar o aterramento da rede fotovoltaica em dois tipos: o funcional e o para proteção. Abaixo, te explicamos melhor sobre cada um deles.

Funcional

Em suma, utilizamos esse tipo para garantir o melhor funcionamento possível do sistema de geração de energia. Geralmente, esse tipo de aterramento é difícil de ser encontrado nos sistemas fotovoltaicos, mas não impossível.

Você já se deparou com um sistema que conta com um condutor ligado à terra? Esse é um tipo de aterramento funcional.

Para proteção

Esse tipo, como o nome sugere, é feito para proteger as pessoas, seus animais e seus bens contra os choques elétricos causados por curto circuito ou sobrecarga da rede de geração de energia.

Além disso, o aterramento para a proteção ainda serve para proteger o seu sistema de eventuais falhas de operação, entre outras coisas.

Norma NBR 5410

A NBR 5410 determina as condições para as instalações elétricas de baixa tensão, até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta.

Essa norma determina que, todo sistema, seja ele novo ou reformado, deve, obrigatoriamente, contar com um sistema de aterramento.

Além disso, caso já exista um sistema aterrado, e outro seja construído, a infraestrutura de aterramento pode ser a mesma, e fica a cargo do responsável pelo sistema colocar ou não novas hastes.

Como fazer o aterramento de um sistema fotovoltaico?

Os módulos solares contam com furos próprios para a função de aterramento, portanto, você não deve fazer novos furos, já que isso anula a garantia das suas placas. Veja abaixo o passo a passo do aterramento dos sistemas fotovoltaicos.

  1. Posicione o condutor entre a arruela plana e a côncava;
  2. Tenha certeza que a arruela côncava está voltada para cima de forma que o fio não entre em contato com a moldura (isso pode causar corrosão, já que o cobre do fio é mais nobre que o alumínio da arruela); e
  3. Aperte o parafuso utilizando a arruela dentada, para isso, verifique o torque necessário no manual (todos os parafusos, arruelas e etc., devem ser feitos em aço inoxidável).

Esse é o método mais utilizado de aterramento, mas é claro, existem outros. Contudo, vale lembrar que você deve sempre consultar o manual do fabricante para saber qual a melhor maneira de realizar o processo.

Agora que você já sabe o que é e como fazer o aterramento dos sistemas fotovoltaicos, leia também nosso artigo sobre a crise hídrica no Brasil.

Deixe um comentário