Você está visualizando atualmente COMO SER SUSTENTÁVEL: 7 DICAS PARA TE AJUDAR NO DIA A DIA

COMO SER SUSTENTÁVEL: 7 DICAS PARA TE AJUDAR NO DIA A DIA

  • Categoria do post:Sem categoria

Quando pensamos em sustentabilidade, logo ligamos o termo aos cuidados com o meio-ambiente, economia de água e reflorestamento, mas na verdade, não é só isso que ele significa. 

O conceito de ser sustentável está pautado em criarmos um futuro melhor para a humanidade através da conservação de todos os recursos naturais do planeta.

Sendo assim, a sustentabilidade não significa apenas que devemos cuidar do meio ambiente. Mas sim que devemos nos preocupar com o gerenciamento dos recursos esgotáveis presentes na Terra, para que no futuro não nos falte nada. 

Para ajudar a disseminar o conceito da sustentabilidade e para te ajudar a ser sustentável no dia a dia, elaboramos uma lista com sete dicas de atitudes que você pode ter para levar uma vida mais verde. Confira abaixo.

7 dicas para te ajudar a inserir a sustentabilidade no dia-a-dia

Evite consumir produtos que não tem embalagem reciclável

Às vezes, quando vamos ao supermercado fazer compras, optamos por produtos que vem em “packs”. Afinal, o preço deles acaba sendo mais barato em comparação aos produtos unitários. 

Mas apesar de serem mais em conta para o bolso, esse tipo de produto acaba saindo bem mais caro para o planeta, afinal, é comum que eles venham embalados em plásticos e dentro de caixas que não são recicláveis.

Pensando nisso, sempre que for ao mercado, escolha os produtos que vêm dentro de embalagens recicláveis e que não sejam envoltas com plástico.

Desligue as luzes dos cômodos quando não houver ninguém

Outra ação que pode te ajudar a ser sustentável é apagar as luzes e outros eletrodomésticos da sua casa quando ninguém estiver utilizando-os.

Fazendo isso, você conseguirá economizar na sua conta de energia no fim do mês e ainda ajudará o planeta. Isso pois, parte da energia elétrica do país vem de usinas hidrelétricas. Essas usinas, mesmo não sendo poluentes, trazem sérios impactos socioambientais em sua implementação.

Separe o lixo reciclável do não reciclável 

Pode parecer uma coisa boba, mas separar o lixo reciclável do lixo orgânico é algo muito importante para a sustentabilidade.

Quando você separa os seus dejetos, além de evitar que os recicláveis sejam despejados na natureza sem responsabilidade, ainda ajuda pessoas que dependem da reciclagem.

Uma garrafa pet, por exemplo, demoraria até 400 anos para se decompor no meio ambiente, mas, se ela for destinada ao centro de reciclagem, em poucos meses, estará em circulação novamente.

Vá de carona aos lugares sempre que possível 

Você já parou para analisar quantos gases poluentes um carro emite ao meio ambiente? 

Então, se você deseja ser sustentável, passe a pegar carona com seus amigos para ir ao trabalho, ao futebol, ao cinema ou a qualquer outro lugar que você vá acompanhado. 

Optar por utilizar apenas um carro para ir aos lugares, diminui a quantidade de gases poluentes no meio ambiente e ainda ajuda o trânsito a ficar menos caótico.

Agora, se você prefere ir sozinho, uma boa alternativa para deixar o seu dia-a-dia mais sustentável é utilizar a bicicleta ou até mesmo ir a pé.

Reduza o uso de papel 

O mundo todo é capaz de consumir até 400 milhões de toneladas de papel em apenas um ano, o que é um absurdo!

No Brasil, para conseguirmos produzir anualmente, cerca de 80 mil toneladas de papel, precisamos desmatar no mínimo 15 mil árvores

Agora pense: quantas árvores devem ser desmatadas para produzir a quantidade de papel que a população mundial consome?

Por isso, se você deseja ser sustentável, opte por utilizar papel reciclado ou documentos eletrônicos sempre que possível.

Dê preferência aos alimentos orgânicos

A agricultura convencional (alimentos inorgânicos), utiliza partículas de petróleo em seus fertilizantes e pesticidas sintéticos em suas plantações.

Esses produtos químicos, juntamente com os agrotóxicos, prejudicam o solo e matam parte da fauna, como aves e insetos. Além disso, são altamente prejudiciais para a saúde dos humanos.

Os alimentos orgânicos, não utilizam agrotóxicos de nenhum tipo e são cultivados naturalmente, respeitando o meio ambiente e visando a qualidade de vida dos consumidores.

Além dos alimentos orgânicos serem mais saborosos e nutritivos, eles também são saudáveis.

 Busque por fontes de energia alternativas e sustentáveis

Como citamos acima, o uso da energia elétrica é um grande problema para o meio ambiente, portanto, uma outra forma de inserir a sustentabilidade na sua vida é buscando por fontes de energias sustentáveis, como a energia solar.

De uns tempos para cá, a energia solar vem sendo uma escolha para os brasileiros, pois, além de ser uma fonte de energia mais barata, ela não agride o meio ambiente. 

As placas solares instaladas nos telhados das residências ou estabelecimentos, são as responsáveis por gerar a energia e por abastecer as baterias. Baterias essas, que serão utilizadas em dias nublados ou em momentos de emergência.

Levando tudo isso em consideração, fica claro que investir em energia solar te ajudará a ser sustentável.

Comece a ser sustentável aos poucos e veja a diferença

Ao adotar essas dicas e se comprometer a colocá-la em prática, elas deixam de ser uma obrigação e se tornam algo natural. 

O mais importante é que você dê o primeiro passo e depois vá caminhando conforme sua disposição e necessidade. 

Ser sustentável nos pequenos atos também causa grande impacto no meio ambiente, pense nisso!

Deixe um comentário