Você está visualizando atualmente O que é o mercado livre de energia e quais seus benefícios?

O que é o mercado livre de energia e quais seus benefícios?

  • Categoria do post:Blog

Mercado livre de energia é uma alternativa sustentável, que visa oferecer a portabilidade energética aos consumidores. Ou seja: permite a liberdade de escolha de fornecedores de energia elétrica, em vez de ficar preso a um único mercado de energia convencional.

Quem pode aderir?
Atualmente, para aderir ao mercado livre de energia é preciso se enquadrar em um dos critérios abaixo:
– Empresas com conta de energia igual ou superior a 10 mil reais* mensais, ligadas em média ou alta tensão (*valor sujeito à alteração conforme abertura de mercado);
– Conjunto de empresas com o mesmo CNPJ, com conta de energia igual ou superior a 10 mil reais* mensais  (*valor sujeito à alteração conforme abertura de mercado).

E os benefícios, quais são?

Competição de preços: Com várias opções de fornecedores, os consumidores podem negociar melhores preços e condições contratuais, o que pode resultar em economia de custos.

Customização: Os clientes podem escolher contratos que se adaptem às suas necessidades específicas de consumo e perfil de uso de energia.

Incentivo à eficiência energética: A competição entre fornecedores pode incentivar práticas mais eficientes de consumo de energia e uso de fontes de energia renovável.

Possibilidade de negociação de fontes de energia sustentáveis: Muitos consumidores podem escolher contratos que promovam o uso de energia limpa e renovável.

Afinal, qual a diferença entre mercado livre e mercado cativo?

Mercado cativo de energia não permite ao consumidor negociar preços ou tarifas de contratação, que são reguladas pela ANEEL. A energia é fornecida exclusivamente por uma distribuidora.

Já no mercado livre de energia é o oposto: as empresas podem escolher comprar energia de uma comercializadora ou uma geradora, com possibilidade de negociar preços, prazos, condições.

Em resumo, no mercado livre de energia você pode negociar os preços e a quantidade de energia adequadas ao perfil de consumo do seu negócio. Afinal, a previsibilidade dos custos gera mais tranquilidade e economia para o seu negócio, não é mesmo?

Quer conhecer sobre eficiência energética e conhecer todas as possibilidades? Acesse nossas redes sociais!

Deixe um comentário