Você está visualizando atualmente ENERGIA RENOVÁVEL: o que é? Quais são os tipos de energia?

ENERGIA RENOVÁVEL: o que é? Quais são os tipos de energia?

Energias Renováveis são originadas de fontes naturais e com rápido poder de regeneração. Atualmente o Brasil se destaca em produção de Energia de Fontes Renováveis e se consolida como referência no Mundo dentro do Setor.

Nunca se falou tanto sobre Energias Renováveis.

Chegamos em um momento em que esta pauta é prioritária, tanto como alternativa para finitas fontes geradoras de energia (por exemplo as Fósseis), quanto opções mais benéficas ao Meio Ambiente, com impactos muito menores dos que as praticadas ao redor do globo, incluindo as termoelétricas e nucleares.

O Brasil, em sua trajetória de geração de energia, segue uma característica de produção mais limpa, com taxas menores em fontes muito poluentes. Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), 50% da Matriz Elétrica Nacional é representada pela geração Hídrica, seguida da Solar, com 15,6%, Eólica, com 12,3%, deixando para trás as Fósseis, com 4%, Carvão, com 1,6% e Nuclear, com 0,9%.  

Energias Renováveis: o que são?

Energias Renováveis são aquelas originadas de fontes que se regeneram naturalmente com o tempo. Muitos as classificam como fontes inesgotáveis pela velocidade e constância em renovação.

São exemplos de Energias Renováveis:

  • Hídrica (energia da água dos Rios)
  • Solar (energia do Sol)
  • Eólica (energia do Vento)
  • Biomassa (energia de Matéria Orgânica)
  • Geotérmica (energia do interior da Terra)
  • Oceânica (energia das Marés e Ondas)

Energias Renováveis são Energias Limpas?

As Energias Renováveis são consideradas fontes de Energia Limpa, pois em sua produção há um índice menor de emissão de gases de efeito estufa (GEE), se comparadas às fontes de energias fósseis, por exemplo.

Esta é uma grande vantagem competitiva destas energias, que têm absorvido fatia considerável na geração mundial, com grande expressividade no Brasil.

Estima-se que em 2040 já exista uma inversão na Matriz Elétrica Brasileira, com as fontes Solar e Eólica ocupando a principal porcentagem da produção nacional, substituindo a Hídrica, que há anos representa nossa principal fonte geradora.

Energias Renováveis: Visão integrada de Negócio

Hoje, o Mercado deixou de olhar a Energia como um benefício à população e motor de tração de pequenas, médias e grandes empresas. A Energia passou a ser um produto capaz de contemplar, de forma inteligente e integrada, toda uma cadeia de valor.

Quando abordados em temas estratégicos de diretrizes Mundiais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o tópico de economia circular e a disponibilização ao acesso às vantagens das Energias Renováveis por todos estão entre os mais debatidos e encaminhados.

Afinal, quais são as energias do futuro?

Energia Solar está deixando o seu recado, assim como as demais Energias Limpas citadas acima.

energyBrasil e o desenvolvimento do Mercado de Energias Limpas

Referência no Setor Solar, a energyBrasil hoje se consolida como um ecossistema de soluções em eficiência energética, responsável pela gestão de toda a cadeia de produtos e serviços em Energias Renováveis, atendendo de forma personalizada os mercados B2B e B2C.

Quer saber mais sobre o tema? Quer entender como a Energia pode potencializar os seus investimentos, seu Negócio, sua Casa?

Converse com a gente. Conectamos você ao Amanhã!

Deixe um comentário