Você está visualizando atualmente Valorizar imóvel: a energia solar pode ajudar
valorizar imovel com energia solar

Valorizar imóvel: a energia solar pode ajudar

A instalação de energia solar em residências e empresas podem trazer inúmeros benefícios, além de valorizar imóvel. Veja como investir no seu.

Nos últimos anos, cada vez mais pessoas procuram por imóveis que contribuam positivamente com o meio ambiente.

Instalar um sistema de energia solar em seu imóvel, por exemplo, aumenta de 3% a 6% o valor do seu negócio.

Essa informação foi divulgada após um estudo desenvolvido pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, em uma publicação do Portal Solar.

A análise aponta ainda que compradores estavam dispostos a pagar, em média, R$ 40 mil a mais por residências com sistema fotovoltaico já instalado.

No Brasil, a realidade não é tão diferente assim, já que a instalação de energia solar em residências e empresas podem trazer inúmeros benefícios, além da própria valorização do imóvel.

Um investimento em painéis solares tem um retorno de médio a longo prazo, no entanto, a própria economia na conta de luz pode ser notada, em média, entre três a seis anos.

Mercado de energia solar no Brasil

O mercado de energia solar no Brasil vem se mostrando cada vez mais forte.

Apenas no primeiro trimestre de 2020, por exemplo, o crescimento do mercado fotovoltaico no Brasil foi de 14,4%, chegando à marca de 5,1 gigawatts (GW) de capacidade, frente aos 4,5 GW de 2019.

Desse total, cerca de 2,4 GW são da geração distribuída (mini ou microgeração), que compõem os sistemas fotovoltaicos de pequeno e médio porte instalados em casas, comércios, indústrias e no setor rural.

Os sistemas fotovoltaicos instalados em residências detêm 72,6% das conexões de geração distribuída.

Em seguida temos os consumidores rurais (6,25%), industriais (2,68%), poder público (0,43%) e outros tipos, como serviços públicos (0,04%) e iluminação pública (0,01%).

Certificação sustentável

No ano passado, o Brasil chegou à 4ª colocação no ranking mundial de edificações com certificação sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (Leed, na sigla em inglês).

O objetivo é reconhecer e estimular empreendimentos com características de preservação do meio ambiente.

Nos últimos 10 anos, as construções verdes começaram a se popularizar.

Atualmente elas já atingem empreendimentos do programa de habitação social Minha Casa, Minha Vida.

Ou seja, o programa se preocupa com a eficiência energética das unidades e até mesmo são entregues com sistemas fotovoltaicos já instalados para garantir economia nas contas de luz dos moradores.

Energia solar pode valorizar seu imóvel

Segundo informações do jornal Estadão, as construções verdes diminuem os gastos de energia elétrica de maneira considerável, em média 30%.

Consequentemente, as emissões de gás carbônico também apresentam redução de cerca de 35%.

A valorização de imóveis sustentáveis, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é de 10% a 30%, por isso, empreendimentos com certificação ambiental podem significar lucro a curto prazo.

Energy Brasil

Se você busca valorizar o seu imóvel e ao mesmo tempo economizar nas contas de luz, invista em um sistema fotovoltaico com a Energy Brasil, a maior rede de franquias de energia fotovoltaica do país.

Todos os franqueados estão aptos a comercializar produtos e equipamentos de energia fotovoltaica, bem como prestar serviços de instalação e manutenção dos mesmos.

Ficou interessado? Faça uma simulação e saiba quanto você pode economizar produzindo sua própria energia. Clique aqui e faça a sua!

Esta e outras notícias do mercado de energia solar estão disponíveis aqui ou em nossos canais no Facebook e Instagram.

*Com informações do Portal Solar e jornal O Estadão

Deixe um comentário