Você está visualizando atualmente ENERGIA SOLAR EM SHOPPING: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

ENERGIA SOLAR EM SHOPPING: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Já pensou em realizar um projeto de energia solar no seu shopping?

Cada vez mais comércios buscam alternativas para diminuir seus custos com energia elétrica, no caso dos shoppings, por exemplo, isso não é diferente.

Os gastos com energia elétrica, representam 45% dos gastos totais desse tipo de estabelecimento, por isso, a energia solar para shoppings é uma ótima opção.

Por isso, cada vez mais empresários do setor buscam investir na geração de energia solar para diminuir o valor da conta de energia.

Alguns exemplos de shoppings que operam com 100% de energia solar

O Brasil é um país de clima tropical, portanto, conta com grande potencial de geração de energia solar. Por isso, não é difícil encontrarmos estabelecimentos que operam com esse tipo de energia por aqui. Veja alguns shoppings que operam exclusivamente com energia solar.

Shopping da Bahia, Salvador – BA

Desde 2019, o Shopping da Bahia, localizado no bairro Caminho das Árvores, em Salvador, opera com 100% de geração de energia solar. Atualmente, o centro de compras é o segundo maior do Estado.

Shopping Village Mall, Rio de Janeiro – RJ

O centro comercial se tornou, em 2019, o primeiro centro de compras do Brasil a contar com 100% de energia solar. A instalação do sistema de energia solar diminuiu em 40% as contas do shopping, porcentagem que representa cerca de 5.5 milhões ao ano.

Palladium Umuarama, Umuarama – PR

No primeiro semestre de 2021, o shopping Palladium Umuarama foi inaugurado. O estabelecimento é 100% alimentado por energia solar e conta com um teto com capacidade de aguentar 80 toneladas.

Quer saber como fazer um projeto de energia solar para o seu negócio? Continue a leitura.

Como fazer um projeto de energia fotovoltaica

É importante que, antes de iniciar a elaboração do projeto, você saiba qual é a sua necessidade. No caso dos shoppings, existirão diversos aparelhos conectados à rede de energia, como ar condicionado, por exemplo, isso demanda uma maior geração de energia.

Em seguida, você deve fazer o dimensionamento do sistema fotovoltaico. Nessa parte, o projetista vai fazer a estimativa da energia produzida no sistema de acordo com a incidência de luz solar no local. Por fim, é o momento de determinar a potência e tensão do sistema fotovoltaico, assim como a quantidade de módulos que irão compô-lo.

Na última etapa, é o momento de realizar a instalação do que chamamos de \”kit fotovoltaico\”. Esse kit é composto por painel solar, inversor interativo, e demais componentes.

Para iniciar a elaboração do seu projeto de energia solar, é fundamental contar com um profissional capacitado, afinal, ele saberá dimensionar seu sistema corretamente, de forma que a energia gerada na rede seja capaz de suprir todas as suas necessidades.

Conseguiu entender como os sistemas de energia solar para shoppings são vantajosos? Leia agora sobre 5 Empresas Sustentáveis que Utilizam Energia Solar.

Deixe um comentário