Você está visualizando atualmente ENERGIA SOLAR PELO MUNDO: FIQUE POR DENTRO
Little planet 360 degree sphere. Panorama of aerial view of solar panels or solar cells on the roof in farm. Power plant with green field, renewable energy source in Thailand.

ENERGIA SOLAR PELO MUNDO: FIQUE POR DENTRO

Como você já deve saber, o mercado de energia solar no Brasil está cada vez mais em alta. Mas será que se trata de uma tendência mundial?

A discussão sobre as questões relacionadas ao meio ambiente e a escassez de recursos faz parte do dia a dia de todos os países, afinal, é um problema que afeta o mundo todo.

Com isso, cresce a procura por fontes de energia limpa, como a solar e a eólica, por exemplo.

Embora seja um tema relativamente novo, o Brasil já ocupa a 9º posição quando o assunto é geração de energia fotovoltaica. Veja quais são os cinco primeiros países da lista.

Os cinco países que mais geram energia solar

China

Desde 2017, a China é o país que mais produz e consome energia solar no mundo. O país, que sofre com a crise energética, tem como objetivo que, até 2030, 20% do consumo de energia seja oriundo de fontes limpas.

Para que essa meta seja atingida, o país conta com diversos sistemas de armazenamento de energia e usinas solares presentes em aproximadamente um terço do território.

Estados Unidos

Os Estados Unidos ficam no segundo lugar da lista de produção de energia solar. Apesar disso, no ano passado, a energia solar representou menos de 4% da eletricidade no país.

Contudo, o presidente do país, Biden, tem grandes projetos para o futuro. A expectativa do governo, é que até 2050, as energias limpas representem 45% da energia total do país.

Vietnã

No terceiro lugar da lista, temos o Vietnã. Podemos notar o aumento da tendência de energia solar há um tempo. Entre 2017 e 2018, por exemplo, a capacidade fotovoltaica do país cresceu 803%.

Além disso, estima-se que a procura por energia solar no país aumente cerca de 10% ao ano.

Japão

Como podemos notar, o continente asiático é um grande produtor de energia solar, contando com três representantes entre os cinco primeiros da lista.

A geração de energia solar aumentou no país após 2011, quando após um terremoto, um tsunami atingiu a usina nuclear de Fukushima. A onda, que atingiu de 15 a 13 metros, chegou ao paredão da usina, de 5,7m, 50 minutos após o terremoto. O desastre natural ocasionou 3 explosões na usina, gerando vazamento radioativo.

Após isso, o país começou a investir em fontes renováveis de energia, chegando, por exemplo, a tirar quase todos os seus reatores nucleares de funcionamento.

Alemanha

No ano de 2020, a energia solar representava 12,4% da matriz energética do país. Esse número representa uma capacidade para abastecer todas as residências do país duas vezes.

O aumento da procura por esse tipo de energia no país, no entanto, tem ligação direta com os desastres ocorridos no Japão. Isso aconteceu pois, na época, as usinas nucleares representavam um quarto de toda a geração de energia da Alemanha.

Com o aumento do receio da população, o governo também pretende desativar todas as usinas nucleares.

A energia solar está presente em diversos países ao redor do mundo

A crise ambiental afeta o mundo todo, com isso, é inevitável que a procura por fontes renováveis de energia aumente.

Apenas nesse ano, por exemplo, a expectativa é que o consumo de energia solar no mundo aumente cerca de 60%.

Quer ficar por dentro sobre todos os assuntos relacionados ao mercado de energia fotovoltaica? Acompanhe o nosso blog.

Este post tem um comentário

  1. Francisco Cláudio Bezerra Holanda Pinto

    É o nosso futuro se tornando preserte.

Deixe um comentário