Você está visualizando atualmente ENERGIA SOLAR PARA IRRIGAÇÃO: ENTENDA COMO FUNCIONA

ENERGIA SOLAR PARA IRRIGAÇÃO: ENTENDA COMO FUNCIONA

Podemos instalar as placas solares nos mais diversos tipos de propriedades, como por exemplo: empresas, residências, condomínios e também nas fazendas.

No caso das propriedades rurais, além dos painéis fotovoltaicos gerarem energia para as casas, podemos utilizá-los, também, para suprir a demanda energética dos sistemas de irrigação, por exemplo.

Por tratar-se de uma fonte de energia mais econômica e sustentável, a utilização da energia solar para irrigação vem crescendo exponencialmente no Brasil.

Apenas no primeiro semestre de 2020, o número de vendas de sistemas de energia solar para propriedades rurais cresceu 130% em relação ao mesmo período de 2019, segundo um estudo divulgado pela Aneel.

Preparamos este artigo para te mostrar como funciona a energia solar para irrigação e quais são os tipos de sistema de energia disponíveis para fazer a irrigação funcionar.

Como funciona a energia solar para irrigação?

Um sistema de energia solar para irrigação funciona através das placas fotovoltaicas instaladas no telhado das residências ou nas redondezas da fazenda. 

O que gera energia para a irrigação funcionar é unicamente a luz do Sol, que as placas solares captam.

Cada tipo de placa solar possui um determinado potencial de geração de energia, por isso, para saber de quantos painéis você precisa para fazer sua irrigação funcionar, é necessário fazer o cálculo da quantidade de energia que ela consome

É a junção de todas as placas fotovoltaicas que fará a sua irrigação funcionar.

Por que investir nesse tipo de energia?

Com solo fértil e clima favorável, o Brasil tornou-se um dos principais produtores de café e soja do mundo.

Mas, em contrapartida aos benefícios do solo brasileiro, algumas regiões do país vêm sofrendo duramente com a falta de chuva, o que praticamente obriga os produtores rurais a investir em sistemas de irrigação.

A energia elétrica usada para bombear a água é um dos principais empecilhos encontrados pelos agrônomos, na hora de desenvolver um projeto de irrigação.

Muitas vezes, a rede elétrica das concessionárias não consegue suprir todas as fazendas produtoras de lavoura e, por isso, a energia solar passa a ser uma alternativa para os agricultores. 

O valor cobrado pelas concessionárias para fazer a extensão da rede de energia é muito alto, fato esse, que torna esse processo inviável para o agricultor. 

Por isso, fica claro que investir em placas para gerar energia solar para irrigação é o mais rentável a se fazer. 

Tipos de sistemas de energia solar para irrigação

Existem dois principais tipos de sistema de energia solar que podemos utilizar no campo

Essas duas alternativas se diferenciam apenas na forma como tratam a geração de energia e o armazenamento da mesma. Veja abaixo quais são elas: 

Sistema On Grid – conectado à rede 

Nesse tipo de sistema, as placas solares da propriedade rural funcionam em conjunto com a rede elétrica da distribuidora de energia solar.

Desse modo, quando a geração do painel é menor, o restante da energia que aquela propriedade precisa é puxada da rede.

Quando a geração do painel for maior do que a energia utilizada, por exemplo, o excedente é injetado na rede elétrica e transformado em créditos energéticos. 

Esses créditos são utilizados para gerar desconto na sua conta de energia do mês.

Recomenda-se que as propriedades rurais sem acesso à rede elétrica utilizem esse tipo de instalação.

Sistema OFF Grid – isolado à rede 

Como o próprio nome já diz, esse sistema não está conectado à rede elétrica. 

Dentro do sistema OFF Grid, existem outros três subtipos de sistema:

Sistema com armazenamento: 

Esse tipo de sistema é composto por um banco de baterias dimensionado para que a energia produzida pelas placas seja armazenada. 

Em dias nublados ou durante a noite, por exemplo, a energia solar armazenada pode ser utilizada para fazer a irrigação funcionar perfeitamente.

Sistema sem armazenamento:

Esse tipo de sistema não possui baterias e só funciona de dia, quando há luz do Sol sendo emitida.

Portanto, não é recomendado que você utilize esse sistema se a sua lavoura necessita de irrigação constante. 

Sistema híbrido: 

Sistemas híbridos são aqueles que, além de utilizar as placas solares, também usam outro tipo de sistema de geração elétrica. 

Os outros tipos de sistemas utilizados podem ser, por exemplo: sistema por biomassa, gerador a diesel ou um aerogerador.

Vale ressaltar que, o sistema híbrido pode ter ou não um local para armazenamento, vai depender da sua necessidade.

Vantagens de investir em energia solar no campo

A principal vantagem de investir em energia solar para irrigação com certeza é a redução de custos.

Placas solares são bem mais econômicas do que os geradores de energia a diesel, por exemplo.

Além disso, um painel solar tem uma vida útil de 25 anos, enquanto os geradores a diesel demandam gastos mensais com combustível.

Utilizar a energia solar para irrigação também é mais vantajoso do que usar a energia elétrica, afinal, o preço da energia elétrica no Brasil é caríssimo e, a constante inflação de mercado, faz com que a cada ano que passa, o valor da conta de energia aumente.

Com o sistema de energia solar você consegue economizar até 95% nas suas contas de energia. 

Outra vantagem é que, você passará a utilizar em sua propriedade uma energia limpa e sustentável.

Utilizar a energia solar para irrigação te ajuda a economizar na sua conta de energia e ainda faz com que você contribua para um ambiente mais sustentável.

Gostou de saber mais sobre a utilização da energia solar no campo? Então, que tal aproveitar para também ficar por dentro sobre os benefícios de utilizar energia solar em supermercados.

Siga-nos nas redes sociais como Facebook e Instagram e não perca nenhuma atualização da Energy Brasil.

Deixe um comentário