Você está visualizando atualmente ENTENDA COMO FUNCIONA O LEILÃO DE ENERGIA NO BRASIL

ENTENDA COMO FUNCIONA O LEILÃO DE ENERGIA NO BRASIL

O leilão de energia elétrica é uma disputa entre os agentes do setor. Essa disputa serve para assegurar o atendimento da demanda energética por um tempo determinado.

Esta é a principal forma de contratação de energia elétrica no Brasil, tendo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica como a responsável pela realização dos leilões. 

Mas afinal, como funciona um leilão de energia elétrica e quais são as vantagens desse mecanismo? 

Entenda como funciona o mercado de energia no Brasil 

Antes de falarmos sobre o leilão de energia elétrica e suas características, contudo, vamos te explicar a respeito do mercado de energia no Brasil. 

O mercado brasileiro possui dois modelos de mercado: o Ambiente de Contratação Livre e o Ambiente de Contratação Regulada.

O primeiro tipo de mercado, também conhecido como mercado livre funciona da seguinte forma: os agentes e consumidores livres têm autonomia para negociar e estabelecer em contratos os volumes de compra e venda de energia e seus respectivos preços.

No mercado livre, cada unidade consumidora paga a fatura referente ao serviço de distribuição de energia elétrica para a concessionária local e uma ou mais faturas da compra de energia. 

Já o segundo tipo de mercado, contudo, é aquele em que a compra e a venda da energia são formalizadas por meio de contratos selados entre os geradores e os distribuidores.

Cada unidade consumidora, portanto, paga somente uma fatura de energia mensalmente, incluindo o serviço de distribuição e a geração de energia.  O governo é responsável por regular as tarifas de energia pagas na fatura.

Conheça o Sistema Interligado Nacional 

Também é necessário lembrar que, no Brasil, as empresas responsáveis pela produção e transmissão de energia devem compor o Sistema Interligado Nacional.

O SIN abrange as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e, além disso, uma parte do Norte. Fios de alta tensão e uma estrutura de grande porte, interligam as regiões que compõem o SIN.

Isso significa que, para que as negociações de compra e venda que citamos anteriormente aconteçam, é preciso que todos os agentes envolvidos façam parte do SIN e sejam membros do CCEE. 

Mas afinal, como funcionam os leilões de energia no país? 

Veja como funciona o leilão de energia no Brasil 

O leilão de energia elétrica surgiu com o objetivo de promover a negociação do suprimento de energia capaz de atender uma demanda por um determinado período de tempo. 

É através dele que os consumidores do Ambiente de Contratação Regulada garantem seu abastecimento.

Isso acontece porque é no mercado cativo onde se concentra a maior parte dos consumidores, ou seja, aqueles com demanda de energia inferior a 500 kW, como casas e pequenas empresas. 

Esses consumidores, pertencem ao ambiente regulado, portanto, não podem negociar o preço de sua conta de energia elétrica.

Por isso, podemos dizer que o leilão de energia serve justamente para fazer a ponte entre o consumidor final e a parte que disponibiliza a energia. Mas como? 

Quando uma concessionária se disponibiliza a participar de uma negociação através do leilão, ela pode adquirir um montante de energia da geradora que está leiloando a energia. 

Ao ganhar esse processo licitatório, contudo, a concessionária também ganha o direito de fornecer e cobrar o uso da energia elétrica de seus consumidores.

Ao contrário dos leilões tradicionais, por exemplo, no leilão de energia, é o menor lance (menor tarifa) que vence os demais concorrentes. 

Isso acontece porque o custo pago pela concessionária à geradora é repassado aos consumidores por meio das tarifas mensais (conta de energia elétrica).

Explicando de forma resumida o leilão: uma geradora põe sua energia elétrica à venda, uma concessionária se candidata para comprá-la e os consumidores pagam para receber a energia.

Como é feito o leilão de energia elétrica? 

Os leilões de energia elétrica são feitos pela CCEE e são realizados de maneira eletrônica, por meio de uma rede de internet limitada a usuários previamente autorizados. 

Fique por dentro dos tipos de leilões de energia que acontecem no Brasil 

Os leilões são divididos em nove categorias, sendo elas: 

  • Leilão de venda: tem como objetivo ofertar lotes de energia para empresas federais, estaduais e privadas; 
  • de compra: distribuidores e comerciantes compram a energia ofertada pelos geradores, produtores independentes e comercializadores com sobras contratuais;
  • energia nova: são vendidas e contratadas energias de usinas que ainda não foram construídas; de energia existente: venda de energia gerada por usinas que já existem e que possuem custo mais baixo;
  • energia de reserva: compra e venda de energia proveniente de usinas contratadas para fornecer energia extra;
  • energia excedente: venda de energia excedente das concessionárias; 
  • fontes alternativas: venda de energia proveniente de fontes renováveis como: solar, eólica e de biomassa;
  • estruturante: compra de energia que vem de empreendimento que tem prioridade de licitação;
  • de ajuste: serve para adequar a contratação de energia pelas distribuidoras.
Qual o benefício dos leilões de energia elétrica? 

O principal benefício de um leilão é aumentar a eficiência da contratação de energia elétrica no país.

Os leilões garantem uma energia elétrica mais barata aos consumidores e negociações mais amigáveis entre as concessionárias. 

Além disso, eles também movimentam o mercado energético através de relações e parcerias comerciais. 

O Brasil é um país que tem um enorme potencial energético e uma forma de aproveitar ao máximo nossas fontes de energia é colocá-las em disputa. 

Todos acabam ganhando com as negociações realizadas nos leilões.

E então, você conseguiu entender tudo o que precisava sobre os leilões de energia? Tomara que sim! 

Agora, que você chegou ao fim deste artigo, que tal ler sobre a diferença entre corrente contínua e corrente alternada?

Deixe um comentário