Você está visualizando atualmente É POSSÍVEL GERAR ENERGIA SOLAR EM UM LUGAR E UTILIZAR EM OUTRO?

É POSSÍVEL GERAR ENERGIA SOLAR EM UM LUGAR E UTILIZAR EM OUTRO?

Você sabia que é possível gerar energia solar em um lugar e depois utilizá-la em outro? Não? Então vem com a gente que vamos te explicar tudinho.

Em 2012, após a Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL, todo consumidor usuário da energia fotovoltaica é capaz de produzir sua energia solar. Além disso, pode produzir, também, para a concessionária de energia da sua região. 

A energia solar injetada nas redes das concessionárias é todo o excedente produzido na casa do consumidor. Essa energia solar produzida e injetada, é transformada em créditos energéticos para abater no valor da conta dos consumidores.

Entenda como produzir energia solar e usar em outro lugar 

Utilizando esse esquema de crédito de energia solar excedente, é totalmente possível que você gere energia na sua casa, para usá-la em outros estabelecimentos, desde que os dois locais estejam no seu nome e dentro da área de concessão da mesma distribuidora. 

Essa função da energia solar chama-se Autoconsumo Remoto.

Além de gerar energia solar para lugares diferentes e economizar na sua conta de energia, você também economiza na hora da instalação do sistema de energia fotovoltaico, pois será um sistema para diversos locais. 

Aliás, a fim de beneficiar consumidores que instalam o sistema em suas casas, o Autoconsumo Remoto também ajuda empresas, pois o crédito de energia na matriz, pode abater em outra unidade da empresa.

Agora, se você deseja gerar energia solar e entregar para outro lugar que não está registrado no seu nome, também é possível, mas essa opção tem outro nome e chama-se Geração Compartilhada

Mas afinal, o que é a Geração Compartilhada?

A Geração Compartilhada nada mais é do que a união de múltiplos consumidores da energia solar, que se associam a um consórcio ou cooperativa para se beneficiar da energia gerada por uma usina fotovoltaica de propriedade comum.

A união dos associados acontece através de um contrato, que todos assinam, para garantir o comprometimento de todas as partes envolvidas. É possível, além disso, que os componentes dessa cooperativa ou consórcio sejam empresas

Para que a Geração Compartilhada seja efetiva, todos os envolvidos devem ser atendidos pela mesma concessionária.

Esse tipo de compartilhamento de energia garante muitas vantagens para os associados. Alguns benefícios são, por exemplo: rapidez e facilidade na hora da instalação dos painéis fotovoltaicos, economia na conta de luz e a ausência de burocracia.

Ou seja, gerar energia solar e compartilhá-la é uma ótima escolha!

Por que é mais vantajoso produzir energia solar?

Gerar energia solar é mais vantajoso do que investir em energia elétrica porque: 

  • A energia solar é uma fonte de energia sustentável, que utiliza algo que temos de forma abundante no mundo: o Sol;
  • Esse tipo de energia também não polui o mundo e não gera nenhum tipo de ruído sonoro;
  • Instalar um painel de energia solar fotovoltaico, é mais rápido;
  • A manutenção das placas solares é quase inexistente; 
  • A energia solar te ajuda a diminuir o valor das suas contas de energia em até 95%;
  • É possível gerar energia solar e compartilhar com outras empresas ou pessoas;
  • Atualmente é possível financiar a instalação dos painéis de energia solar ;
  • A vida útil do sistema solar é de 25 anos.

É fato que daqui um tempo, a energia solar estará dentro da casa e dos negócios da maioria dos brasileiros e se você não quer ficar de fora, que tal investir agora mesmo em um sistema fotovoltaico da Energy Brasil?

E caso você ainda esteja em dúvidas, se vale a pena ou não investir em energia solar na sua residência, leia nosso artigo do blog onde te explicamos tudo sobre as vantagens da energia solar para sua casa.

Deixe um comentário