No momento, você está visualizando NEGÓCIO PRÓPRIO x FRANQUIA: QUAL A MELHOR OPÇÃO?

NEGÓCIO PRÓPRIO x FRANQUIA: QUAL A MELHOR OPÇÃO?

  • Categoria do post:Blog

A vontade de ter uma empresa está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019, por exemplo, cerca de 53 milhões de brasileiros já possuíam um negócio próprio. 

Apesar de toda dificuldade e burocracia para empreender no Brasil, a população não tem desistido de buscar sua autonomia.

O avanço da tecnologia e o surgimento de novos setores, tem criado muitas oportunidades para aqueles que desejam investir em um negócio com diferencial de mercado.

Diante de tantas opções e possibilidades, é normal que surjam dúvidas sobre qual é o melhor modelo de negócio: investir em franquias ou abrir um negócio próprio?

Esse pensamento é completamente aceitável, já que os dois modelos de negócio possuem vantagens e desvantagens. 

Por isso, iremos expor no texto, os prós e contras relacionados a cada tipo de empreendimento. Continue a leitura para conferir!

O que é uma franquia?

Antes de começarmos a falar sobre as vantagens e as desvantagens dos modelos de negócio, no entanto, vamos lhe dar uma breve explicação sobre como funciona o sistema de franquia.

O franchising é um mercado muito peculiar que possui características próprias e bastante diferentes dos outros tipos de negócio. 

Em suma, a franquia é um modelo de negócio que baseia-se na concessão do direito de uso de marca, fornecida pelo proprietário daquele empreendimento, a um investidor.

As franquias abrangem diversos ramos do mercado e, além disso, têm como principal característica a padronização de processos e produtos oferecidos por toda a rede de franquias.

O que você deve analisar na hora de escolher entre negócio próprio ou franquia?

A maior parte dos motivos para se analisar antes de abrir um negócio próprio ou investir em franquias são pessoais.

Geralmente, você deve levar em conta qual o seu perfil empreendedor, sua situação financeira e, além disso, suas ambições.

Fora esses pontos, também existem alguns fatores relacionados, por exemplo, aos modelos de negócio que você deve considerar. 

Logo abaixo, explicaremos alguns desses pontos para te ajudar a escolher o modelo adequado para você.

Qual é o seu perfil de empreendedor?

O seu perfil de empreendedor é algo que você deve levar em conta na hora de decidir qual modelo de negócio é o ideal para você investir.

O franchising exige que você tenha certas características para conseguir gerenciar a empresa e obter sucesso.

Para ser dono de uma franquia, portanto, é preciso que você tenha capacidade de seguir padrões e facilidade para criar estratégias para engajar os clientes. 

Isso porque, uma franquia trabalha em rede, dependendo das decisões tomadas pela franqueadora para funcionar.

Portanto, se você se considera uma pessoa capaz de cumprir algumas normas e seguir os padrões de operação, ter uma franquia é a melhor opção para você investir.

Vale lembrar que, se você não tem experiência com gestão de empresas, uma franquia também será um bom negócio. 

Afinal, a franqueadora transmite todo o know how para que você possa operar dentro da rede e presta aos franqueados todo o suporte necessário para o negócio funcionar.

Contudo, se você já empreendeu alguma vez na vida e prefere ter mais autonomia na hora de gerenciar sua empresa, o negócio próprio será o mais adequado. 

O negócio próprio também é uma ótima alternativa para aqueles que possuem conhecimento sobre administração de empresas e gestão de pessoas.

Analise os recursos financeiros que você tem para investir

Ninguém consegue investir em algo sem dinheiro, não é mesmo? Antes de abrir um negócio, portanto, é preciso que você analise os seus recursos financeiros disponíveis para o seu futuro empreendimento.

Não importa se você está pensando em investir em uma franquia ou em um negócio próprio pequeno, por exemplo, é preciso que você tenha uma quantia de dinheiro que será destinada ao seu investimento inicial.

As franquias podem ser a opção mais viável para os futuros empreendedores que possuem pouco capital de investimento. 

Existem inúmeras opções de franquias baratas e acessíveis no mercado para você investir. 

Além disso, algumas marcas já oferecem a opção de negócio home based, onde você pode trabalhar em sua casa e não precisa comprar ou alugar outro espaço para abrir sua empresa.

Para abrir um negócio próprio é preciso que você tenha um orçamento um pouco maior e faça um bom planejamento financeiro. 

Na hora de abrir a sua própria empresa, portanto, é preciso analisar todos os possíveis riscos, gastos com funcionários, gastos com imprevistos etc.

Veja em qual modelo de negócio a sua ideia se enquadra

Na hora de decidir entre investir em franquias ou abrir um negócio próprio, é necessário que você adeque sua ideia aos dois modelos de empresas.

Se você é um futuro empreendedor que teve uma ideia de negócio muito boa e inovadora, o mais adequado para você é investir em seu próprio negócio.

Por exemplo: se você fez uma análise de mercado e teve contato com as dores que os clientes têm e, a partir disso, desenvolveu uma solução, é hora de dar início a sua própria empresa.

No entanto, se a sua ideia não é inovadora e já existem outros negócios iguais a ela, então é melhor apostar em uma franquia do ramo.

Na hora de decidir entre os modelos de negócio, leve em consideração qual o objetivo inicial da sua ideia e tente adequá-la ao mais viável.

Tão importante quanto analisar os seus pontos pessoais na hora de abrir uma empresa, é saber quais são as vantagens e as desvantagens dos modelos de negócio. E é sobre isso que vamos falar a seguir. 

Vantagens e desvantagens de abrir um negócio próprio

Vantagens 

  • Liberdade para inovar: como já falamos anteriormente, os donos de suas próprias empresas têm mais liberdade para inovar nos serviços e produtos oferecidos;
  • Autonomia: além de ter mais liberdade para inovar, os empreendedores que investem em algo próprio também tem mais autonomia sobre seus negócios. O que lhes permite criar e testar novos produtos e instaurar novas ideias;
  • O lucro é todo seu: quando você abre sua própria empresa, o lucro fica todo retido com você, diferente da franquia. Com esse lucro, você pode expandir sua empresa e investir nela.

Desvantagens

  • Alto risco: ao abrir a sua empresa é necessário lidar com várias coisas, como a aceitação do público, desafios financeiros e com a concorrência direta, por isso, o risco desse tipo de negócio é muito maior do que das franquias;
  • Experiência administrativa: para que seu negócio dê certo é preciso que você saiba como operar no mercado. Geralmente, é necessário que você já tenha administrado outra empresa ou tenha feito, pelo menos, um curso nessa área;
  • O retorno financeiro é mais demorado: o retorno do investimento de um negócio próprio tende a demorar mais do que em franquias. 

Apesar das desvantagens que falamos, é completamente possível obter sucesso investindo em um negócio próprio.

Basta você estruturar bem sua ideia de negócio e buscar sempre inovar em seus serviços e produtos. 

Vantagens e desvantagens das franquias

Vantagens

  • Baixo risco: quando você compra uma franquia, você está investindo em um negócio que já foi testado. Uma rede de franquias só inicia seu projeto de expansão depois de ter testado todos os seus processos. Investir em uma franquia é correr menos riscos;
  • O ROI acontece mais rapidamente: o retorno sobre o investimento das franquias acontece em média de 14 a 36 meses depois de você tê-la comprado;
  • Compras com baixo custo: as compras no franchising são feitas sempre em conjunto e em grande escala. Por conta disso, o custo sai bem menor para cada franquia;
  • Marketing por parte da franqueadora: nas franquias, o marketing é feito pela franqueadora. O custo dessa área é pago mensalmente para a franqueadora e é bem mais baixo do que se você fosse investir em marketing por fora; 
  • Know How: essa vantagem nós já falamos acima e é um dos pontos mais positivos da franquia. O franchising favorece os empreendedores inexperientes, pois a franqueadora já possui conhecimento sobre como operar aquele negócio.

Desvantagens

  • Lucro dividido: ao contrário do negócio próprio, por exemplo, nas franquias, você precisa dividir o seu lucro com a franqueadora. Os royalties são uma taxa que a franqueadora cobra, mensalmente, sobre o seu faturamento. Isso faz com que seu lucro seja menor;
  •  Pouca autonomia: você nunca conseguirá gerenciar uma franquia da mesma forma que gerenciaria um negócio próprio. A franqueadora participa de todos os processos da sua franquia. Até o ponto comercial deve ser aprovado pela franqueadora e, todas as mudanças são promovidas pela rede, mesmo que o franqueado não concorde;
  • Taxas de franquia: essas taxas são prioridade para a franqueadora. Elas são cobradas desde o momento em que você adquire o negócio. O valor dessas taxas são utilizadas para abater os custos de implementação de inovações na rede e treinamentos.

Apesar destas desvantagens, as franquias podem ser uma ótima vantagem para aqueles que desejam um retorno financeiro mais rápido. 

E aí? Esse texto conseguiu sanar suas dúvidas em relação as vantagens e desvantagens da franquia e do negócio próprio? Esperamos que sim!

No blog da Energy Brasil você encontra mais conteúdos sobre o universo das franquias. Não deixe de conferir.

Deixe um comentário