Você está visualizando atualmente QUANTOS PAINÉIS SOLARES UMA RESIDÊNCIA PRECISA?

QUANTOS PAINÉIS SOLARES UMA RESIDÊNCIA PRECISA?

É muito comum que as pessoas fiquem em dúvida sobre a quantidade de painéis solares necessários para gerar energia em uma residência.

Isso se dá pois, para cada casa, é necessário uma quantidade específica de painéis fotovoltaicos. 

Na hora de contratar um sistema de energia solar, portanto, é preciso que sejam avaliados muitos pontos até chegar à conclusão de quantos painéis solares são necessários para aquele local. 

As questões que devem ser avaliadas são as seguintes:

  • A quantidade de energia que aquele lugar consome;
  • A região do país em que a residência está localizada;
  • O grau de incidência solar que aquela casa recebe;
  • O espaço disponível no telhado para a instalação do sistema fotovoltaico.

Por que a região influencia a quantidade de painéis solares que preciso? 

Você já parou para pensar que cada região do Brasil apresenta um clima? Em alguns lugares, por exemplo, a incidência solar é maior, já em outros, o que predomina é o clima árido ou até mesmo as chuvas constantes

Essa mudança climática dentro do país acontece porque o Brasil é um país que possui uma vasta extensão territorial, onde alguns estados ficam acima da linha do equador e alguns ficam abaixo do trópico de capricórnio

Esses fatores climáticos influenciam diretamente na geração de energia solar, e é por isso que é necessário levar a região do país em consideração na hora de instalar os seus painéis solares.

Para te ajudar a descobrir quantos painéis fotovoltaicos você precisa, portanto, fizemos uma estimativa da geração média dos módulos fotovoltaicos em cada região do país. Confira: 

Quantos painéis solares são necessários para a região Norte?

Para as residências localizadas na região Norte do Brasil, são necessárias em média, de seis a sete placas solares, que são capazes de produzir até 289 kWh por mês.

Isso se dá porque, nessa região, a incidência solar é menor e é comum chover bastante em estados como o Pará e o Amazonas.

Quantas placas solares são necessárias para o Nordeste?

A região Nordeste é conhecida por ser uma parte do Brasil “banhada pelo Sol”, portanto, para gerar energia para uma residência dessa área são necessárias apenas seis placas

Essa quantidade de painéis consegue gerar até 284 kWh de energia mensalmente.

Quantas placas fotovoltaicas são necessárias para o Sudeste? 

Para as casas localizadas na região Sudeste do país, a quantidade de painéis solares pode variar bastante, se comparado às outras regiões do país.

Por exemplo: as residências que ficam no Espírito Santo, precisam de mais ou menos seis placas fotovoltaicas, já as casas localizadas em São Paulo, necessitam de pelo menos oito painéis.

No Espírito Santo, a incidência solar é maior e a quantidade de chuvas é menor do que em São Paulo, e é isso que faz as residências de lá precisarem de menos painéis.

Quantos módulos fotovoltaicos preciso na região Sul?

A região Sul é com certeza a mais fria de todo o país, afinal, ela é conhecida por seus invernos extremamente rigorosos.

Para uma casa localizada nessa região, são necessários em média, de sete a oito painéis solares.

Essa quantidade de painéis conseguem produzir até 277 kWh mensais.

E na região Centro-Oeste, quantos painéis são necessários?

Os moradores da região Centro-Oeste precisam, em média, de seis painéis fotovoltaicos para produzir energia para suas casas. 

Nessa localidade, essa quantidade de placas solares são capazes de produzir até 163 kWh mensalmente.

Por que a mesma quantia de painéis solares produz quantidades diferentes de energia?

Como você pode notar acima, a mesma quantidade de placas solares nem sempre oferece a mesma quantidade de energia, sabe por que isso acontece? 

Isso acontece porque as diferentes regiões do Brasil, apresentam climas diferentes: alguns locais são mais chuvosos, mais áridos ou fazem mais Sol e tudo isso influencia na quantidade de kWh gerados pelos painéis solares.

Uma empresa de energia solar é capaz de fazer o dimensionamento correto

Como você pode perceber, não é uma tarefa fácil definir quantos painéis você precisa para a sua residência, não é mesmo?

Por esse motivo, contar com uma empresa qualificada, faz toda diferença na hora de definir quantos painéis são necessários para suprir a sua demanda energética.

Então, na hora de fazer esse dimensionamento, conte com quem entende do assunto, conte com a Energy Brasil.

Deixe um comentário