Você está visualizando atualmente ENERGIA SOLAR PARA AR-CONDICIONADO: É POSSÍVEL?

ENERGIA SOLAR PARA AR-CONDICIONADO: É POSSÍVEL?

  • Categoria do post:Blog

As temperaturas altas do Brasil levam as pessoas a buscarem alternativas para fugir do calor, e o ar-condicionado é uma das opções preferidas dos brasileiros. Mas é claro que o uso desse aparelho cria um grande problema: o aumento na conta de energia.

Mas a boa notícia é que as vantagens de usar um sistema de energia solar em residências e espaços comerciais já são tão conhecidas quanto o alto consumo de energia dos aparelhos de ar-condicionado.

Despertei sua curiosidade, não é mesmo? Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja como você pode usar a energia solar para o ar-condicionado!

Posso usar energia solar apenas para o ar-condicionado?

Você deve estar se perguntando: mas será que é possível usar a energia solar apenas para o ar-condicionado? A resposta é sim. É possível alimentar apenas esse aparelho e qualquer outro equipamento com energia limpa e sustentável.

Você pode fazer o mesmo para outros aparelhos de refrigeração e aquecimento que consomem mais energia, como as máquinas de lavar, secadoras, geladeiras, lava-louças e muitos outros que temos em casa.

Como funciona o ar-condicionado e por que consome tanta energia?

Todos sabem que o ar-condicionado é um dos maiores responsáveis pelo aumento da conta de energia, não é mesmo? Mas qual o motivo do alto consumo e como funciona esse aparelho tão essencial para o conforto dos ambientes?

O ar-condicionado tem um sistema com fluido interno que consegue refrigerar o ar quente. O tempo gasto para isso varia de acordo com o tamanho do espaço, o modelo e a capacidade do aparelho.

O que acontece é o seguinte: ar frio é mais denso, então ele fica na parte inferior do local onde o aparelho está. Já o ar quente, por ser menos denso, tende a subir. Dessa forma o ar refrigerado vai ocupando o espaço como uma piscina que vai se enchendo.

Por envolver a troca de calor, o ar-condicionado entra no grupo de aparelhos de alto consumo de energia, assim como os chuveiros, a geladeira e os secadores.

Você já deve ter ouvido falar sobre tecnologia “inverter”. Então, ela atua na rotação do motor e regula o fluxo de energia necessária para resfriar o espaço. Isso permite que o aparelho não trabalhe em potência máxima o tempo todo. Assim, gera-se apenas o que é necessário para garantir a refrigeração, ganhando uma economia de até 60%.

Mas alguns outros fatores, como instalação, manutenção, escolha correta do aparelho de acordo com a necessidade do ambiente, uso incorreto de conectores elétricos para ligar o aparelho, entre outros, podem interferir no consumo de energia. O que fazer diante disso? É o que vamos explicar a seguir.

Então como otimizar o consumo do ar-condicionado?

Com o uso de painéis fotovoltaicos. O uso de energia solar é uma realidade e o recurso mais sustentável quando se pensa em economia. A melhor forma de usar essa tecnologia a favor do ar-condicionado é com a instalação do sistema de energia solar.

Assim, a produção de energia passa a ser suficiente para permitir que o aparelho de refrigeração funcione. Além disso, é possível converter a energia que não se usa em créditos. Ah, você também pode usar essa energia em outro imóvel que tenha o mesmo titular.

O uso de painéis fotovoltaicos para usar aparelhos de ar-condicionado gera até 70 Watts de energia por hora. Ou seja, isso é mais que suficiente para o aparelho funcionar durante todo o dia em uma casa, por exemplo.

Por que escolher a energia solar para ar-condicionado? Quais são as vantagens?

São muitos os benefícios quando a escolha é o uso de energia solar para o ar-condicionado. Você pode, por exemplo, ter todo o conforto do equipamento com a sua família sem se preocupar com o aumento do gasto com energia. Até porque atualmente uma das maiores preocupações dos brasileiros é com essa conta, que sobe cada vez mais no país todo. Já imaginou poder ficar livre das altas temperaturas sem ter preocupação com a fatura?

Agora uma notícia melhor ainda: a fatura pode chegar a zero. Isso mesmo, pois cobra-se apenas a taxa mínima da concessionária de energia elétrica da região. Além disso, é possível redirecionar a energia que um único sistema gera para outros imóveis.

Outra vantagem é a sustentabilidade, afinal de contas, estamos falando de uso de fonte natural que não se esgota para produção de energia. O sistema de energia solar colabora para o cuidado com o meio ambiente e para diminuir os poluentes, pois gera uma energia limpa e sustentável.

A energia solar ainda agrega valor ao imóvel, pois um bem que não depende da rede pública tem maior reconhecimento de mercado em relação a propriedades que dependem do fornecimento das concessionárias de rede elétrica.

Conclusão

O uso de energia solar para aparelhos de ar-condicionado já não é algo que as pessoas precisam pensar para o futuro, e sim uma realidade bastante acessível e cheia de vantagens que trabalham em prol do seu conforto e economia. Então, para ter uma redução no valor da fatura sem ter que deixar de usar o ar-condicionado do jeito que você deseja todos os dias, tenha certeza de que a melhor saída é investir nesse sistema de energia limpa e que ainda colabora com o planeta.

E sabe o que é melhor? O Brasil tem um ótimo cenário para a produção de energia solar. Quer saber mais sobre a energia solar? Acesse o site e fique por dentro de todas as possibilidades que ela pode te oferecer!

Deixe um comentário