Você está visualizando atualmente Kit de energia solar: quanto dura e como otimizar?

Kit de energia solar: quanto dura e como otimizar?

  • Categoria do post:Sem categoria

Como sabemos, instalar um sistema fotovoltaico requer certo investimento. Apesar de ser um investimento que gera retorno, algumas pessoas se preocupam com uma questão: em quanto tempo terei que substituir os equipamentos do kit de energia solar?

Pensando nessa questão, elaboramos esse texto. Nele, vamos te falar sobre a vida útil de cada equipamento, assim como mostraremos maneiras de aumentar a vida útil dos mesmos.

Quando dura um kit de energia solar

Obviamente, isso varia de fabricante para fabricante. Contudo, existe uma média.

Com os equipamentos sendo fabricados com cada vez mais qualidade, temos uma média de duração de 25 anos. No entanto, esse é o tempo que os fabricantes dão como garantia de que o sistema vai funcionar com pelo menos 80% da sua eficiência.

Apesar disso, a longevidade de um kit de energia solar pode chegar a um período de 30 a 40 anos.

Para garantir a máxima duração do seu sistema fotovoltaico, você pode seguir algumas dicas, continue a leitura e saiba mais.

Como otimizar o tempo de vida do sistema fotovoltaico

Como sabemos, os equipamentos do kit de energia solar ficam expostos a situações diversas, como sol, chuva, frio e calor. Por isso, é fundamental que sejam feitas vistorias para avaliar o pleno funcionamento dos componentes.

Além disso, a limpeza dos painéis fotovoltaicos deve ser feita, pelo menos, uma vez ao ano. Contudo, caso seu painel esteja em um lugar de acumulo de sujeira, isso pode ser feito a cada 6 meses. Para definir isso, você pode fazer uma simples observação.

Caso seus painéis estejam com os vidros opacos, por exemplo, significa que está na hora de fazer uma limpeza. É importante, também, contar com profissionais capacitados para a realização desses serviços, afinal, como qualquer outro tipo de fonte de energia, pode apresentar alguns riscos.

Conseguiu entender um pouco melhor sobre a durabilidade dos componentes do kit de energia solar? Que tal aprender agora sobre o sombreamento dos painéis solares.

Deixe um comentário