Você está visualizando atualmente ISOLAMENTO SOCIAL FEZ A CONTA DE LUZ AUMENTAR? A ENERGIA SOLAR PODE MUDAR ISSO!
Hand holding a light bulb with coins stack.Money management, financial plan, business idea and Creative ideas for saving money concept.

ISOLAMENTO SOCIAL FEZ A CONTA DE LUZ AUMENTAR? A ENERGIA SOLAR PODE MUDAR ISSO!

A energia solar pode ser a solução para um grande problema atual. Bom, como você deve saber, os impactos da pandemia de Covid-19 e do isolamento social, ao qual as pessoas tiveram que se submeter, foram e ainda têm sido muito grandes. Um deles você pode perceber no setor de distribuição elétrica, já que as circunstâncias levaram a ter um aumento na conta de luz de muitos brasileiros.

Os motivos para isso são bem claros: com a necessidade de ficar em casa, o consumo de energia elétrica aumentou muito e, claro, a conta subiu. Essa permanência no lar ocasionou maiores gastos de luz de diversas formas, uma vez que, deixando de sair de casa, todos tiveram que ficar muito mais ativos dentro dela.

Quer saber mais sobre o assunto e ver como a energia solar pode ser a solução para esse problema? Continue acompanhando e confira!

Levar uma vida mais caseira pesou no bolso do consumidor

Muitas empresas de todo o mundo decidiram deixar seus funcionários trabalhando em casa. Consequentemente, as contas de luz foram lá em cima, afinal, o uso da iluminação, dos computadores, laptops e outros equipamentos passou a ser muito maior.

Do mesmo modo que aconteceu com o home office, os estudos de alunos de todas as idades e instituições passaram a acontecer em casa, por meio das aulas online, demandando uso de equipamentos tecnológicos e gastos maiores com energia elétrica.

O distanciamento social também acabou obrigando as pessoas a deixarem de realizar atividades externas, como passeios, visitas a familiares e amigos, festas, compras e todas as outras coisas que levam a uma exposição.

Assim, tivemos que ficar muito mais tempo em casa do que costumávamos antes de tudo acontecer, e nos vimos diante da tarefa de nos entreter em nossos lares, algo que também levou a gastar mais energia, principalmente nas casas onde há crianças.

A energia solar como opção para conter os altos gastos

Você obtém energia solar com a utilização do sol como fonte. Trata-se de uma forma sustentável e renovável de ter energia elétrica que, além de ser limpa e não provocar danos à natureza, garante economia na conta de luz.

É possível transformar esse recurso em energia térmica ou elétrica. Além disso, é possível utilizá-lo de diversas formas, tanto em residências como nos setores industriais e agropecuários.

O aproveitamento da energia solar acontece principalmente de duas maneiras: com a geração de energia elétrica e com aquecimento solar de água. Sua produção e funcionamento são simples e essa é uma das suas grandes vantagens.

Existem diferentes tecnologias que podem ser utilizadas:

  • Solar térmica;
  • Fotovoltaica;
  • Heliotérmica.

Os principais benefícios da energia solar

Sabe qual é uma das principais vantagens da energia solar? É que ela é renovável. Mais do que isso, ela é inesgotável. Além disso, seu processo de geração não produz nenhum poluente que seja prejudicial à saúde ou que contribua com o aquecimento global. Ou seja, a energia solar, além de ajudar na economia com a conta de luz, é uma grande aliada do meio ambiente.

Essa alternativa também apresenta vantagem, se comparada com a energia hidrelétrica. Ela precisa de áreas menos extensas e sua produção é ser muito facilitada. No Brasil, há grandes incidências de áreas com radiação solar, principalmente no nordeste do país.

Em relação à energia fotovoltaica, ela contribui com a diminuição da poluição sonora, já que possui um funcionamento discreto e silencioso.

É verdade que as vantagens da energia solar são muitas. Mas uma das que mais têm destaque está relacionada ao custo com relação ao seu tempo de vida útil, que é mais de 25 anos. A economia que esse tipo de energia gera pode chegar até 95% do total da conta de luz.

Portanto, podemos afirmar que, considerando a nossa realidade atual e o crescente aumento de consumo de energia elétrica, assim como os frequentes reajustes de tarifa, a energia solar nunca foi tão necessária. É preciso destacar ainda que não se trata apenas de uma questão de economia, mas de uma necessidade urgente de encontrar alternativas que contribuam com o meio ambiente.

Gostou do texto? Quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Então aproveite e leia também o texto “Entenda a transição energética: o que mudará com o fim da pandemia?”.

Deixe um comentário