Você está visualizando atualmente ENERGIA SOLAR EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES: VEJA OS BENEFÍCIOS
Large building, roof and solar collectors. School building - generic look - no signs and/or recognisable people. Photography taken from outside the terrain.

ENERGIA SOLAR EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES: VEJA OS BENEFÍCIOS

As escolas e universidades são os espaços mais propícios para a discussão sobre as questões ambientais. Por isso, é muito pertinente que esses ambientes contem com sistemas de geração de energia fotovoltaica.

Contudo, existem alguns outros motivos pelos quais isso devia ser comum, veja:

A energia solar gera menores gastos com a energia elétrica nas escolas e universidades

Se você acompanha o nosso blog, já deve saber que os sistemas de energia fotovoltaica diminuem as contas de energia elétrica em até 90%.

Por isso, é muito importante que as mudanças no sistema de energia das escolas e universidades sejam feitas. Assim, o centro educacional em questão pode direcionar o dinheiro economizado para outras áreas importantes, como a infraestrutura tecnológica, por exemplo.

Principalmente no contexto das escolas e universidades públicas, esse redirecionamento de verba para as áreas com certo déficit de investimento, é fundamental para aumentar a qualidade do ensino.

Independência na geração de energia

Como sabemos, pode ocorrer um apagão em algumas partes do Brasil ainda no fim desse ano. Isso está diretamente relacionado à crise hídrica que assola o nosso país.

Além disso, a energia elétrica que é gerada no país não é suficiente para abastecer todas as áreas dentro do território nacional.

Estima-se que, em média, mais de um milhão de pessoas não tenha acesso diário à energia elétrica e, além disso, algumas cidades não conseguem fornecer essa infraestrutura também para os hospitais e escolas.

Como o país registra uma alta incidência solar em todas as regiões, a implementação dos sistemas de energia solar é uma ótima solução para esse problema.

Educar pela prática através da energia solar em escolas e universidades

Embora o aquecimento global e escassez de de recursos sejam assuntos amplamente discutidos em ambiente escolar, nem sempre as instituições de ensino levam esse aprendizado para o seu dia a dia.

É comum observarmos escolas que fazem palestras sobre reciclagem, por exemplo, mas não contam com lixeiras para a separação de materiais recicláveis e não recicláveis.

Ao instalar um sistema de energia solar, o ambiente de ensino estará indiretamente incentivando os seus alunos a buscarem por meios de preservar o meio ambiente.

Energia solar em escolas e universidades, como fazer

Para implementar um projeto de energia fotovoltaica em escolas e universidades, o procedimento é o mesmo que para os outros tipos de negócios.

Antes de qualquer coisa, é feita a elaboração do projeto, onde os especialistas calculam, por exemplo, a quantidade de placas solares necessárias para atender às necessidades do imóvel em questão.

Além disso, os responsáveis pelo projeto levam em conta alguns fatores, como o período de sombreamento no local onde irão instalar os painéis, por exemplo.

Depois disso, serão especificados os componentes que vão constituir o sistema. Na maioria dos casos, esses componentes são os seguintes:

  • Painéis fotovoltaicos;
  • Inversor solar;
  • Relógio de luz bidirecional;
  • Estrutura para fixação dos painéis; e
  • Cabos e conectores.

Agora você já sabe qual é a importância e como fazer um projeto de energia solar para as escolas e universidades. Veja também o que é Energia Híbrida.

Deixe um comentário