Você está visualizando atualmente SOMBREAMENTO NO PAINEL SOLAR: COMO RESOLVER

SOMBREAMENTO NO PAINEL SOLAR: COMO RESOLVER

  • Categoria do post:Blog

Como o próprio nome sugere, os sistemas de energia solar precisam da luz do sol para gerar a energia. Por isso, o sombreamento no painel solar pode acabar afetando a quantidade de energia produzida por esses painéis.

Pensando nisso, nós elaboramos esse artigo para te explicar quais são os demais efeitos causados pelo sombreamento dos painéis de energia solar, acompanhe.

Principais causas de sombreamento no painel de energia solar

Existem diversos fatores que podem causar o sombreamento dos painéis fotovoltaicos. Projetos bem elaborados podem ajudar a evitar o sombreamento causado por árvores e vegetações.

Em alguns casos, porém, as mudanças climáticas são as responsáveis pelo sombreamento. Nesse caso, não há muito o que fazer a não ser esperar que o tempo mude novamente.

Esses fatores podem gerar sombras totais, que é quando o sol não atinge nenhuma parte do painel, ou ainda, o que é mais preocupante, a sombra parcial.

Esse segundo tipo, pode prejudicar o funcionamento do sistema, ocasionando, por exemplo, um ponto de geração de baixa frequência, o que diminui, e muito, a geração de energia.

Além disso, os raios solares que são recebidos pelos pontos fora do sombreamento, são dissipados para as partes sombreadas, o que pode danificar rápida e gravemente o seu sistema.

Os painéis produzem energia na sombra?

Mesmo que não receba incidência direta de sol, os painéis ainda podem produzir energia. Porém, vale lembrar que, quanto menos tempo de exposição ao sol, menor vai ser o nível de energia produzido.

Atualmente, no mercado, existem os painéis que são projetados de forma estratégica para reduzir os impactos da sombra parcial. Chamamos esses painéis de half-cell, que são painéis que utilizam a tecnologia de célula fotovoltaica de meio corte.

Como evitar o sombreamento nos painéis

Devido ao fato do sombreamento ocasionar problemas, é muito importante que você se certifique de manter baixos tais níveis em seus painéis.

Assim como nós vimos no tópico anterior, alguns painéis já são projetados a fim de reduzir os impactos do sombreamento. Contudo, existem outras medidas que podem te ajudar nesse trabalho.

Antes de construir sua rede de energia, é importante que seja feito o cálculo de sombreamento do sistema, onde é observado não apenas a incidência de luz solar mas, também, o seu comportamento.

Após a instalação de sua rede de geração de energia fotovoltaica, no entanto, é muito importante realizar vistorias periódicas nos painéis.

Isso pois, podem ocorrer mudanças no ambiente ao redor de onde os seus painéis estão instalados, como a construção de novos prédios, por exemplo.

Existem alguns sistemas onde o sombreamento é inevitável. Nesses casos, se isso for incluído no cálculo de sombreamento, não há prejuízo de geração de energia, nem de faturamento. Afinal de contas, o projeto vai ser feito com isso em vista.

E aí, você conseguiu entender quais são os efeitos do sombreamento nos sistemas fotovoltaicos? Que tal descobrir agora se é possível armazenar energia solar?

Deixe um comentário