Você está visualizando atualmente QUAL A DIFERENÇA ENTRE CORRENTE CONTÍNUA E ALTERNADA?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CORRENTE CONTÍNUA E ALTERNADA?

A corrente alternada e a corrente contínua são as responsáveis por transmitir energia elétrica para os equipamentos que utilizamos no dia a dia. 

A energia solar é em corrente contínua e o inversor solar a transforma em corrente alternada. Isso pois, esse é o único tipo de corrente que faz os eletrodomésticos funcionarem.

Não entendeu nada? Não se preocupe, neste artigo, vamos lhe mostrar as características da corrente contínua e da alternada, as diferenças entre as duas e as formas como elas são utilizadas na energia solar. 

Afinal, o que é corrente elétrica? 

Para produzir a energia elétrica, é preciso que um fluxo de partículas, como íons ou elétrons se ordene dentro de um material condutor. 

Desse modo, quando há diferença de potencial elétrico entre as duas extremidades, a corrente elétrica movimenta as partículas carregadas eletricamente e as equilibra nas duas posições.

Os elétrons deslocam-se do lado negativo, onde há excesso de partículas elétricas, para o lado positivo, onde a quantidade de elétrons é menor. 

Quando as placas fotovoltaicas captam a incidência solar, ocorre a produção de energia solar.

Essa energia produzida pelas placas apresenta uma corrente contínua. O problema é que para alimentar os equipamentos eletrônicos, precisamos converter a corrente contínua em alternada.

O que é a corrente contínua? 

A corrente contínua, também conhecida como CC, tem uma tensão e uma corrente unidirecional e exerce sua função por meio de um fluxo de elétrons. 

Portanto, o circuito da CC possui polos positivos e negativos que não prejudicam o seu sentido de circulação.

Podemos usar esse tipo de corrente em circuitos de baixa tensão, como os eletroeletrônicos, por exemplo.

Além disso, as baterias e as pilhas também usam a CC para funcionar.

O que é corrente alternada? 

A corrente alternada, também conhecida como CA, se caracteriza por sua intensidade e por sua direção que varia constantemente. 

Diferentemente da CC, podemos transportar a corrente alternada por longas distâncias, e, além disso, usar em grandes potências. 

Utilizamos este tipo de corrente é para transmissões de energia elétrica a longas distâncias, por conta da facilidade de alteração da sua tensão por meio dos transformadores. 

Além disso, a corrente alternada tem perdas de energia muito menores do que a corrente contínua. 

A transmissão da corrente alternada é mais eficiente do que a da contínua, por isso, é esse tipo de corrente que utilizamos em nossas casas. 

Qual a diferença entre corrente contínua e alternada? 

A diferença entre a corrente contínua e a alternada é que, na corrente contínua os elétrons movem-se em um único sentido, já na alternada, os elétrons movem-se em diferentes direções. 

Então, podemos dizer que as diferenças entre a corrente elétrica contínua e a alternada são: 

  • O sentido da corrente; 
  • A perda de energia; 
  • A distância de transmissão da corrente. 

A corrente alternada é usada em nossa residência pois ela é capaz de ser transmitida a longas distâncias, sem perder muita energia.

Esse fato acontece porque a corrente elétrica alternada não perde sua força no meio do caminho que percorre até chegar às tomadas.

Entenda melhor o uso da CC e da CA na energia solar fotovoltaica

A CC é gerada dentro dos painéis solares e depois é convertida em CA por meio do inversor solar

A função da corrente alternada é alimentar os aparelhos elétricos das nossas casas, empresas, indústrias etc.

Por conta dessa transformação das correntes elétricas, o inversor solar é de extrema importância para o sistema fotovoltaico.

E aí, conseguiu entender a diferença entre os dois tipos de corrente elétrica? Esperamos que sim! 

Para saber mais curiosidades sobre a energia fotovoltaica, leia este outro texto: Telhas solares: o que são e como funcionam?

Deixe um comentário