Você está visualizando atualmente ENERGIA SOLAR PARA RESIDÊNCIAS: VALE A PENA?

ENERGIA SOLAR PARA RESIDÊNCIAS: VALE A PENA?

Quando o assunto é energia solar para residências, é muito comum que surjam algumas dúvidas e receios. Pensando nisso, elaboramos esse artigo para te ajudar a decidir de vez se vale ou não a pena investir em um sistema de energia fotovoltaica para a sua casa.

Muitas vezes, pensamos que os sistemas de energia solar só são vantajosos para empresas de grande porte e que possuem gastos elevados com energia elétrica, mas não é bem assim.

Continue a leitura para saber quais as vantagens de ter um sistema de energia solar em casa.

Vantagens da energia solar para residências

Meio Ambiente

Como sabemos, investir em energia solar influencia diretamente na preservação do meio ambiente. Isso está diretamente ligado ao fato de que, apenas nos últimos 30 anos, o Brasil já perdeu mais de 15% de sua superfície hídrica.

Um dos motivos para o aumento da crise hídrica existente no nosso país é, por exemplo, a má gestão dos reservatórios das usinas de energia hidrelétrica. Por isso, ao investir em painéis de energia solar, você estará fazendo sua parte para ajudar na preservação de nossos rios.

Economia

Além do que já vimos, um outro ponto muito vantajoso do investimento em energia solar, é a economia.

Embora você precise dispor de um valor de em média R$7,5 mil (esse valor varia de acordo com a quantidade de energia necessária), um sistema de energia solar pode diminuir sua conta de energia em até 95%. Isso representa, portanto, um rápido retorno do seu investimento.

Valorização do imóvel

Caso você more em uma casa própria, por exemplo, investir em uma rede de energia solar vai resultar na valorização do seu imóvel, caso você o venda futuramente.

No caso dos imóveis alugados, por sua vez, vale a pena conversar com o proprietário sobre a possibilidade de realizar a instalação do sistema.

O valor da instalação pode ser abatido do valor do aluguel, ou, caso não seja possível, você pode retirar o sistema e levar para sua outra casa, afinal, é um sistema que conta com fácil instalação.

Como é feita a instalação da rede de energia solar para residências

Em suma, tanto para a instalação em empresas quanto em residências, o processo é o mesmo. O projeto deve estar completamente montado e aprovado antes do início da instalação.

Realizar a instalação dos módulos é o primeiro passo. Os trilhos devem ser bem fixados para evitar problemas relacionados ao encaixe ou torção das placas. Em seguida, as placas são içadas e instaladas no telhado da sua residência.

Feito isso, os profissionais responsáveis pela instalação cuidam da parte elétrica do sistema, incluindo cabos, aterramentos, e demais itens relacionados.

Por fim, os responsáveis pela instalação realizam os testes para averiguar o funcionamento do seu sistema. Esse processo de instalação costuma levar cerca de três dias e conta com três profissionais em sua realização.

Você conseguiu entender quais são as vantagens de investir em um sistema de energia solar para residências? Aprenda também sobre como fazer o financiamento de energia solar!

Deixe um comentário