Você está visualizando atualmente VEJA COMO FUNCIONA A PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NAS EMPRESAS E POR QUE VALE A PENA

VEJA COMO FUNCIONA A PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NAS EMPRESAS E POR QUE VALE A PENA

O uso da energia solar, ou seja, da radiação solar como fonte de geração de energia elétrica, tem se expandido no Brasil nos últimos anos. Isso se deve à preocupação pela busca de energias renováveis e não poluentes — uma tendência global que tornou essa fonte mais acessível.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), apenas no Brasil, em 2019, houve um acréscimo de 2,1 gigawatts, acumulando um total de 4,5 gigawatts de energia elétrica gerada pela radiação do sol. Com isso, o país passou a ser líder do crescimento dessa fonte de energia na América Latina.

Quer saber como funciona a produção de energia solar e como o investimento pode ser vantajoso para as empresas? Continue acompanhando e confira!

Como funciona a produção de energia solar nas empresas?

Para transformar energia solar em energia elétrica, é preciso instalar os painéis fotovoltaicos (placas solares) no telhado da empresa. Esses equipamentos são compostos pelas células fotovoltaicas, que capturam os fótons, ou seja, as partículas de luz do sol. O interessante é que você não precisa fazer grandes reformas, como já explicamos aqui.

Dessa forma, a liberação de corrente elétrica contínua acontece, que é captada pela estrutura de filamentos condutores que também fazem parte das placas. Assim, faz a conversão dessa corrente contínua em corrente alternada, que é o tipo de corrente que abastece casas, empresas, indústrias e comércios. A corrente elétrica passa por um inversor solar, que é ele quem faz o papel de transformar a energia contínua em energia alternada.

Mais economia para as empresas

Quem paga as despesas mensais de uma empresa sabe o quanto a fatura de energia elétrica tem impacto nas contas. Com um sistema de energia solar, os empresários conseguem reduzir muito esse valor, ao produzir a sua própria energia.

Para quem está começando uma empresa, apostar nas placas solares desde o começo vai ajudar a diminuir o prazo de retorno sobre o investimento. Afinal, você reduz uma despesa que tende a ser alta.

Além disso, é preciso mostrar uma boa notícia: nos últimos anos, o custo para instalar um sistema de energia solar teve uma queda de 90%. Lembrando que ainda é possível contar com uma das cerca de 70 linhas de crédito disponíveis.

Valorização da imagem da marca

As pessoas estão cada vez mais conscientes e pensando mais no impacto que causam no planeta. Por isso, tendem a buscar empresas que têm essa mesma preocupação. Ao investir em uma alternativa sustentável de produção de energia, as empresas colaboram com o meio ambiente e também valorizam a imagem da sua marca.

Além disso, também pode ser um grande passo para implementar uma cultura de sustentabilidade na empresa. Não importa o porte do negócio, ele tem algum nível de impacto sobre o meio ambiente. Por isso contar com uma energia limpa é sempre a melhor decisão.

Quer saber mais sobre como a energia solar pode se tornar uma grande aliada das empresas? Entre em contato com a gente e vamos conversar!

Deixe um comentário