Você está visualizando atualmente É MELHOR INSTALAR PAINEL SOLAR NO TELHADO OU NO SOLO?

É MELHOR INSTALAR PAINEL SOLAR NO TELHADO OU NO SOLO?

  • Categoria do post:Blog

Se você costuma acompanhar nosso blog, com certeza, já deve ter lido em nossos textos como é interessante e vantajoso instalar painel solar no telhado da sua casa ou do seu negócio. 

O sistema solar, além de gerar economia para as pessoas, valoriza os imóveis e ajuda na preservação dos recursos hídricos do planeta. 

Apesar da energia solar ser bastante versátil e compatível com diversos tipos de propriedades, devemos tomar alguns cuidados na hora da instalação. 

Isso porque, dependendo do modo como a propriedade foi construída e do espaço disponível, às vezes, é melhor instalar o painel solar no solo do que no telhado, para garantir maior eficiência energética para o sistema.

Buscando ajudar aqueles que não têm conhecimento sobre como fazer a instalação dos painéis solares, criamos este texto. 

Nele, vamos explicar se é melhor instalar painel solar no telhado ou no solo e quais são os benefícios de cada modo de instalação.

Tópicos que você encontrará no texto: 

  • Você sabe o que é um painel solar; 
  • Qual a diferença entre instalar painel solar no telhado e no solo?
  • O que levar em conta na hora de instalar as placas solares no solo;
  • O que devemos levar em conta na hora de instalar painel solar no telhado.

Você sabe o que é um painel solar fotovoltaico? 

O painel solar fotovoltaico é um dos principais componentes de um sistema de energia solar, afinal ele é o responsável por converter a irradiação solar em energia elétrica. 

As placas solares funcionam da seguinte forma: elas captam a luz solar e, por fim, a convertem em energia elétrica por meio das células fotovoltaicas feitas de silício

Sendo assim, os fótons da luz solar colidem com os átomos do silício, ocasionando assim, o deslocamento dos elétrons. A partir disso, a corrente elétrica é gerada, dando origem a energia solar.

Como o painel fotovoltaico funciona somente a partir da radiação solar, no entanto, é necessário que o instalemos em um lugar onde o Sol bate diretamente, durante a maior parte do dia e onde haja incidência de sombra.

É exatamente por isso, que a instalação do painel solar deve ser feita a partir de um bom planejamento e no lugar certo.

A elaboração de um bom planejamento de instalação das placas proporciona mais eficiência. Além disso, consequentemente, garante também maior economia para aqueles que vão utilizar o sistema. 

Qual a diferença entre instalar painel solar no telhado e no solo?

Existem algumas diferenças e particularidades que devemos levar em conta na hora de instalar o painel solar, seja no solo ou nos telhados. 

Por isso, para fazer uma instalação ter uma instalação bem sucedida, é preciso fazer uma avaliação completa dos prós e contras dos dois tipos de projeto. 

Abaixo, vamos te mostrar as diferenças entre as duas alternativas e, além disso, o que você deve considerar na hora da instalação. Confira! 

O que levar em conta na hora de instalar as placas fotovoltaicas no solo

Em um primeiro momento, pode parecer mais vantajoso fazer a instalação dos painéis solares no solo, uma vez que esse tipo de instalação parece ser mais simples, prático e com menos riscos. 

Além disso, no solo, existe mais possibilidade de se criar grandes projetos, com maior número de módulos solares. 

Outro ponto positivo de se instalar os painéis solares é que no chão, é mais fácil de  encontrar a inclinação ideal dos módulos para que a incidência solar seja maior e a produção de energia seja mais eficiente. 

Os problemas mais comuns na instalação das placas solares no solo são o sombreamento de árvores e construções. Além disso a falta de espaço nas propriedades para instalar os módulos no solo também é um problema. 

O que devemos levar em conta na hora de instalar painel solar no telhado

Para instalar painel solar no telhado existem mais detalhes que devem ser observados. 

Até porque, para instalar painel solar no telhado é necessário fazer uma análise estrutural para saber se o local suporta o sistema de energia solar fotovoltaico. 

O peso dos módulos somado a estrutura de aço podem chegar a pesar cerca de 15 kgf/m².

Essa sobrecarga de peso pode provocar acidentes graves e danos materiais. Mas não é só isso que deve ser levado em conta no processo de instalação. 

Os técnicos também precisam avaliar os seguintes pontos para instalar o painel solar no telhado: 

  • Direção do telhado;
  • Inclinação; 
  • Obstáculos como antenas, caixa d’água e chaminés;
  • Tempo de existência do telhado; 
  • Material que o telhado é feito; 
  • Sombreamento que atinge o telhado. 

Conclusão 

Apesar de serem muitos detalhes que devem ser analisados na hora de instalar os painéis no telhado, são poucos os locais que são inadequados para a instalação. 

Quando se trata da instalação dos módulos no chão, a questão é mais simples: é necessário ter espaço o suficiente para o projeto e garantia de que o sombreamento não vai atrapalhar.

Diante dos fatos citados acima, fica fácil entender que a instalação dos painéis no solo é mais indicada para propriedades com muito espaço, como as rurais

Já a instalação do painel solar no telhado é mais recomendado para residências e pequenos empreendimentos.

Em todos os casos, para fazer a instalação do sistema de energia solar na sua casa, é preciso que você contrate um profissional qualificado e que entenda do assunto. 

Nós recomendamos o time técnico da Energy Brasil para te ajudar nessa tarefa. 
Deseja fazer um orçamento, sem compromisso, na Energy Brasil? Então, clique aqui e fale com nossos atendentes.

Deixe um comentário