Você está visualizando atualmente OS 5 ESTADOS QUE MAIS PRODUZEM ENERGIA SOLAR NO BRASIL

OS 5 ESTADOS QUE MAIS PRODUZEM ENERGIA SOLAR NO BRASIL

  • Categoria do post:Blog

Recentemente, o Brasil alcançou a marca de 9 GW de capacidade de geração de energia solar instalada, segundo dados do boletim divulgado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Em 2020, a energia solar gerada atingiu a marca de 3 GW, o que representa 1,7% de toda energia produzida no país. 

A partir desses dados, portanto, podemos notar que, a energia solar no Brasil está em expansão e que tem grande potencial para tornar-se a principal fonte de energia do país.

Outro fato curioso é que, apesar da energia solar ainda ser uma fonte de energia pouco usada, ela é a que apresenta maior crescimento dentre as energias renováveis. 

Isso porque o Brasil é o país com maior incidência solar do mundo, o que facilita a geração de energia solar. 

Existem alguns estados do Brasil que investem mais em energia solar do que os outros, tanto por causa da localização quanto por conta dos incentivos do governo.

Deseja saber quais são eles? Continue a leitura e descubra! 

Ranking dos estados que mais produzem energia solar no Brasil

Quem lidera o ranking é o estado de Minas Gerais, que possui uma capacidade de geração instalada correspondente a 1 GWp, de acordo com o levantamento feito pela Aneel e pela Absolar.

No primeiro trimestre de 2021, o ranking dos maiores estados geradores de energia solar no Brasil estava assim: 

  1. Minas Gerais – 1 GWp;
  2. São Paulo – 742 MWp;
  3. Rio Grande do Sul – 728 MWp;
  4. Mato Grosso – 444 MWp;
  5. Paraná – 341 MWp.

Vale a pena ressaltarmos, além disso, que a maior parte dessa geração de energia não vem das casas dos consumidores. 

Os grandes empreendimentos e as usinas solares têm sido os grandes responsáveis por gerar grande parte da energia solar dos estados. Além disso, são responsáveis por colocá-los nesse ranking. 

As usinas solares são sistemas que fornecem eletricidade a partir da energia elétrica para indústrias, empresas e, às vezes, para os consumidores finais.

Esse tipo de projeto está se tornando cada vez mais atrativo no país e até mesmo para investidores de fora, que têm sido atraídos pelo potencial de geração de energia solar no Brasil. 

Confira quais são as quatro maiores usinas solares do Brasil 

Cada vez mais o Brasil tem investido em usinas solares, principalmente, nas regiões Sudeste e Nordeste, que são estados que oferecem boas condições climáticas para a geração de energia solar. 

Logo abaixo, vamos lhe mostrar quais são as quatro principais usinas de energia solar no Brasil e suas características. Confira! 

1) Usina Solar de São Gonçalo – Piauí 

Localizada na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí, esta é a maior usina solar do país e, além disso, de toda América Latina. 

Essa usina entrou em operação no início de 2020 com capacidade de geração de 475 MWp. No entanto, o grupo italiano dono da usina já investiu na ampliação da operação do empreendimento em mais de 133 MWp.

No total, a Usina Solar de São Gonçalo produz 608 MWp de energia solar. 

2) Usina Solar de Pirapora – Minas Gerais 

A usina solar de Pirapora está instalada em uma área de 800 hectares. Ela era a maior da América Latina até 2017, mas acabou perdendo o primeiro lugar para a Usina Solar de São Gonçalo.

Em Pirapora, estão instalados mais de um milhão de painéis solares, que são responsáveis pela geração de 321 MWp de energia solar. 

Essa quantidade de energia é capaz de abastecer 400 mil residências durante um ano inteiro. 

Uma grande curiosidade dessa usina é que os painéis são móveis. Assim sendo, eles oscilam conforme a movimentação da Terra em relação ao Sol ao longo do dia.

Essa tecnologia faz com que a usina aproveite a incidência solar ao máximo. 

3) Usina Solar de Nova Olinda – Piauí 

Localizada na cidade de Ribeira no estado do Piauí, essa usina solar conta com mais de 600 hectares de área e, além disso, tem capacidade para gerar até 292 MWp de energia solar.

No total, são 930 mil painéis solares fotovoltaicos instalados na Usina Solar de Nova Olinda.

4) Quarta maior usina de energia solar no Brasil: Usina de Ituverava – Bahia

Para encerrar nossa lista, temos a Usina Solar de Ituverava, que fica localizada em Tabocas do Brejo Velho e tem capacidade para gerar 254 MWp de energia solar. 

Como fazer com que seu estado suba no ranking de produção de energia solar no Brasil?

Neste artigo, lhe mostramos como a energia solar no Brasil é um campo promissor, tanto para grandes investidores quanto para a geração de energia residencial.

Como o Brasil possui uma grande incidência solar, existem estímulos externos para grandes projetos de energia solar, como as usinas solares, por exemplo, que têm alavancado a geração desse tipo de energia nos estados do país.

Além das grandes usinas solares, a energia solar gerada em casas, condomínios, pequenas empresas e prédios públicos também são ótimas opções para instalar energia solar

Então, se você acredita que o seu estado poderia estar melhor colocado no ranking, dê o primeiro passo para mudar esse cenário e invista em um sistema fotovoltaico para sua casa.

Para instalar energia solar na sua casa ou empresa, entre em contato com a Energy Brasil e solicite o seu orçamento. 

A Energy é a maior empresa de energia solar do Brasil e conta com uma equipe técnica capacitada, que vai te ajudar a conquistar sua independência energética.

Deixe um comentário