Você está visualizando atualmente A ENERGIA SOLAR AJUDA A PRESERVAR OS RECURSOS HÍDRICOS?

A ENERGIA SOLAR AJUDA A PRESERVAR OS RECURSOS HÍDRICOS?

  • Categoria do post:Blog

A energia solar é uma fonte de energia 100% não poluente e renovável. Afinal, ela aproveita a incidência solar que a Terra recebe diariamente para gerar energia elétrica. 

Essa fonte de energia não agride o meio ambiente e não agrava o efeito estufa, como as outras fontes de energia não renováveis fazem. 

No entanto, essas não são as únicas características que fazem a energia solar ser uma boa alternativa para nós. 

Podemos afirmar, com certeza, que a energia solar ajuda a preservar os recursos hídricos, algo que as usinas termelétricas, por exemplo, não fazem. 

Neste artigo, vamos mostrar como a energia solar pode ser mais do que uma fonte de geração de energia e como ela pode ajudar a economizar os recursos hídricos. Confira! 

O que você vai encontrar nesse texto: 

  • Porque consideramos a energia solar como uma fonte de energia limpa?;
  • Como as energias não renováveis agridem o meio ambiente?;
  • Duas maneiras de economizar recursos hídricos com a energia solar. 

Por que consideramos a energia solar como uma fonte limpa e renovável? 

Criamos o conceito de energia limpa para diferenciar as fontes de geração de energia não poluentes das poluentes, que no caso, são as que agridem o ambiente. 

Para gerar a energia solar, é preciso que a luminosidade do Sol entre em contato com as células fotovoltaicas, que são as responsáveis por gerar a corrente elétrica. 

Essa corrente elétrica é transformada em eletricidade por meio de um conversor e a sua casa é abastecida de energia elétrica.

A energia elétrica gerada dessa forma não libera substâncias poluentes, como o monóxido de carbono, que é um elemento químico liberado na produção de energia termelétrica.

Também podemos considerar a energia solar como renovável porque, o Sol, é uma fonte energética que nunca vai se esgotar. 

Por que as energias limpas não agridem os recursos hídricos? 

Se existe o termo “energia limpa” é porque, em contrapartida, também existem as fontes de energia “não limpas”, correto? 

A diferença entre a energia limpa e a não limpa está relacionada à forma como a eletricidade é gerada. 

Quando geramos a energia não limpa, a queima de combustíveis fósseis e a liberação de substâncias tóxicas no ar ou na água acontece. 

Já no caso da energia limpa, para que ela seja gerada, não ocorre nenhum tipo de poluição do solo ou dos recursos hídricos.

Um exemplo claro de energia não limpa é a proveniente das termelétricas. Para que uma usina termelétrica gere energia, é necessário queimar alguns combustíveis fósseis. 

Esse processo de queima, libera uma grande quantidade de monóxido ou dióxido de carbono, que são substâncias altamente tóxicas e que poluem o ar e, muitas vezes, os mananciais que ficam nas redondezas das usinas.

Como dissemos acima, a energia limpa não produz poluentes quando está sendo gerada e é por isso, que podemos dizer, que ela ajuda a preservar os recursos hídricos. 

Como a energia solar ajuda a preservar os recursos hídricos? 

1 – A energia solar não usa água para ser gerada:

A primeira forma de a energia solar ajudar a conservar os recursos hídricos é justamente não utilizar a água em seu processo de geração de eletricidade.

Como já falamos, todo o processo de transformação da incidência solar em energia elétrica depende unicamente do Sol e do sistema fotovoltaico para acontecer. 

Sendo assim, não há nenhum tipo de consumo de recursos hídricos durante o processo de transformação. 

2 – Usar energia solar para irrigação também ajuda a conservar os recursos hídricos: 

A irrigação é uma forma bastante usada por agricultores para molhar os vegetais sem depender única e exclusivamente da chuva. 

Há uma série de técnicas que os agricultores vêm implementando nas plantações para melhorar a irrigação e torná-la mais eficiente e menos cara. 

A energia solar passou a ser uma alternativa para substituir os sistemas tradicionais de bombeamento de água.

Mas afinal, como isso ajuda na economia dos recursos hídricos? Em primeiro lugar, toda a técnica de bombeamento implica em desperdício de água ao longo de todo o trajeto. 

Em segundo lugar, o uso da energia solar na irrigação ajuda a economizar água de forma direta. Isso porque, a geração de energia por meio dos raios solares passa a integrar um sistema único que automatiza o processo de irrigação.

Fora a economia de energia, esse fato também representa uma utilização muito menor da água nos processos tradicionais de irrigação.

Conclusão: os sistemas fotovoltaicos ajudam a preservar o meio ambiente

Neste artigo, te mostramos como a energia solar pode ser uma grande aliada na preservação dos recursos hídricos, seja por não usar água no seu processo de geração de energia ou por auxiliar na economia de água na irrigação. 

Portanto, fica claro que, usar energia solar para garantir a geração e o consumo de energia elétrica na sua casa, empresa, indústria ou propriedade rural, é optar pela preservação dos recursos hídricos.

Então, se você quer ser mais sustentável, procure hoje mesmo uma empresa especializada em energia solar e garanta o seu sistema fotovoltaico. 

A Energy Brasil é uma empresa 100% nacional e possui ampla experiência no planejamento e na implementação de projetos fotovoltaicos em casas, empresas etc.


Caso você queira fazer um orçamento sem compromisso na Energy Brasil, clique aqui e fale com nossos consultores!

Deixe um comentário