Você está visualizando atualmente AFINAL, O QUE É ENERGIA SOLAR E POR QUE ELA É LIMPA?

AFINAL, O QUE É ENERGIA SOLAR E POR QUE ELA É LIMPA?

  • Categoria do post:Blog

A energia solar tem apresentado um crescimento cada vez mais significativo no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), esse tipo de energia deve gerar mais de 147 mil novos postos de trabalho em 2021.

Existem muitas razões pelas quais a energia solar tem se destacado tanto, começando pelo fato de ser uma fonte de energia limpa e renovável, o que significa que ela não prejudica o meio ambiente. E, mesmo assim, entrega um ótimo desempenho.

A seguir, saiba mais sobre o que é a energia solar, suas características, tecnologias e por que ela é uma energia limpa! Vamos lá? Boa leitura!

O que é energia solar?

A energia solar é aquela que se utiliza da luz e do calor do sol para produzir energia elétrica ou térmica, por meio de diferentes tecnologias. Da forma como conhecemos hoje, esse tipo de energia começou a ser utilizado nos anos 50, com a descoberta das células fotovoltaicas e o uso dos primeiros painéis solares.

Aqui no Brasil, instalou-se a primeira usina solar em 2011, no sertão do Ceará. No ano seguinte, em 2012, a Aneel publicou a Resolução Normativa 482, permitindo que os consumidores gerassem a sua própria energia.

Isso viabilizou ainda mais o crescimento da energia solar, especialmente a fotovoltaica. Tanto que, nos dias de hoje, já são mais de 5 mil municípios  por todo o país que contam com essa fonte de energia limpa.

Quais são as características da energia solar?

Os principais aspectos que caracterizam a energia solar são os seguintes:

  • É uma fonte de energia renovável e inesgotável. O sol nunca vai deixar de existir (caso contrário, toda a humanidade também seria exterminada), portanto, sua energia também vai estar sempre disponível;
  • A conversão da energia solar em elétrica ou térmica não libera resíduos e nem causa impacto no meio ambiente, por isso, é uma fonte de energia limpa;
  • É muito abundante no Brasil, afinal, por ser um país tropical, a maior parte do seu território está exposta à energia solar em grande quantidade;
  • Quando se instala um sistema de energia em uma casa ou empresa, é possível economizar até 95% na fatura de energia elétrica;
  • Os sistemas de energia solar possuem vida útil prolongada e com baixa necessidade de manutenção, o que o torna uma produção de baixo custo.

Para que serve a energia solar?

A partir das partículas de energia solar, é possível produzir energia elétrica e térmica. Então, ela serve para abastecer as residências (incluindo os apartamentos), indústrias, empresas, supermercados, propriedades rurais e outros tipos de ambientes. Então, por ser uma energia limpa, abundante e de ótimo custo-benefício, ela passa a ser versátil também.

Quais são as principais tecnologias de energia solar?

É bem comum que as pessoas façam uma ligação entre a energia solar e os painéis fotovoltaicos. Mas essa é apenas uma das tecnologias que permitem que aproveitemos a luz e o calor do sol. Além dela, existem outras, conforme veremos a seguir.

Energia solar fotovoltaica

Essa é a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo. Ela permite a conversão de energia solar em energia elétrica por meio dos painéis solares que possuem células fotovoltaicas.

Essas células são feitas de materiais semicondutores que recebem os fótons, ou seja, as partículas da luz solar. Quando essa incidência acontece, os elétrons das células entram em movimento e é o que gera a eletricidade.

Um dos componentes do sistema fotovoltaico é o inversor solar, que transforma a corrente elétrica contínua pelo processo que explicamos em corrente elétrica alternada.

Energia solar térmica

Também conhecida como energia termossolar ou fototérmica, essa é uma tecnologia que se utiliza do calor do sol para gerar energia térmica. O uso mais comum da energia solar térmica é por meio da captação do calor e a sua transferência para a água. Podemos usá-la, por exemplo, no chuveiro.

Energia heliotérmica

Não é comum usar a energia heliotérmica em casas. Isso porque é bem mais comum sua produção em maior escala. Uma usina heliotérmica tem grandes painéis espelhados que recebem os raios solares e os refletem para um dispositivo receptor de calor.

Depois disso, essa energia é conduzida para ser colocada em contato com um líquido em alta temperatura. Então, a água é transformada em vapor. O vapor faz a turbina se movimentar e, a partir disso, aciona-se o gerador de energia elétrica.

Porque ela é vista como uma energia limpa?

A energia solar é uma energia limpa, porque o processo de gerar energia térmica ou elétrica a partir do sol não causa impactos no meio ambiente. Ou seja, não há poluição para usar essa energia. Dessa forma, podemos afirmar que ela é uma fonte vantajosa para garantir o desenvolvimento sustentável.

O que torna outras energias “não-limpas”?

A energia hidrelétrica, por exemplo, apesar de parecer limpa por não eliminar poluentes, exige a construção de grandes represas. Para isso, muitas vezes é preciso alagar áreas ambientais enormes, comprometendo os ecossistemas locais.

As usinas termelétricas geram energia a partir da queima de combustíveis fósseis, ou seja, há a liberação de gases poluentes ao meio ambiente. Assim, todas essas fontes de energia que causam impacto ruim ao meio ambiente de alguma forma são “não limpas”.

Quais são as principais vantagens?

Veja as principais vantagens dessa fonte de energia:

  • Por ser uma energia limpa, ela não prejudica o meio ambiente;
  • A fonte de energia não se esgota;
  • A instalação é simples;
  • Baixo custo quando comparamos com o tempo de vida útil (mais de 25 anos);
  • A necessidade de manutenção dos sistemas é muito baixa;
  • É possível empregá-la em diferentes escalas, desde o uso em casas até as grandes usinas solares;
  • Ela chega em áreas que outras fontes energéticas não alcançam.

O fato de ela ser limpa é a característica que a torna mais atrativa nos dias de hoje. Dessa forma, com a degradação ambiental cada vez mais intensa e todas as suas consequências negativas, a busca por alternativas que impeçam esse impacto é cada vez mais necessária e crescente.

E então, quer se tornar um franqueado de uma das maiores empresas de energia solar? Entre em contato conosco e receba a nossa apresentação sem compromisso!

Deixe um comentário