Você está visualizando atualmente PEGADA DE CARBONO: SAIBA COMO A ENERGIA SOLAR PODE AJUDAR
carbon footprint symbol or concept, barefoot footprint made of lush green grass with text CO2

PEGADA DE CARBONO: SAIBA COMO A ENERGIA SOLAR PODE AJUDAR

Atualmente, com o aumento da discussão ambiental, muito tem se falado sobre a pegada de carbono. Mas você sabe o que é isso?

A pegada de carbono é, em suma, a quantidade de gases do efeito estufa que sua empresa produz, esses gases são o carbono (CO2), e metano (CH4).

Por conta das mudanças climáticas evidentes, cada vez mais as empresas buscam reduzir sua emissão de gases poluentes na atmosfera. Continue lendo nosso artigo e saiba como você pode fazer isso.

Como diminuir a sua pegada de carbono

Existem diversas formas de diminuir a quantidade de gases poluentes emitidos no nosso dia a dia, algumas das mais comentadas são, por exemplo:

  • Trocar o carro por caminhadas, bicicleta ou transportes coletivos: ao optar por deixar seu carro na garagem, nem que seja apenas um dia por semana, você estará auxiliando na diminuição da sua pegada de carbono. Pessoas que realizam essa troca, podem diminuir sua geração de gases poluentes em até 84%.
  • Diminuir o consumo de carne vermelha: o maior colaborador para a emissão de gases do efeito estufa é o agronegócio. Além de emitir 5x mais gases que os outros setores, o agronegócio é também responsável por utilizar 18 mil litros de água para a produção de apenas 1/2 quilo de carne vermelha.
  • Plante árvores: parece clichê, mas é uma das melhores formas de garantir o futuro do meio ambiente. Isso porque, uma única árvore, é capaz de sequestrar 15,6kl de CO2 por ano.

Redução da emissão de gases poluentes através da geração de energia solar

Atualmente, as hidrelétricas são responsáveis por emitir grandes quantidades de gases poluentes na atmosfera.

Em 100 anos, por exemplo, 18 hidrelétricas podem ser responsáveis por mandar para a atmosfera cerca de 21 milhões de toneladas de metano e incríveis 310 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Por isso, a energia solar é uma ótima alternativa para quem deseja diminuir os seus impactos no meio ambiente. Isso porque, a geração dos gases poluentes durante a geração de energia nos painéis fotovoltaicos, é mínima.

Além disso, o sol é uma fonte de energia inesgotável, diferente dos recursos hídricos. Pesquisas estimam que, em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas sofram com a falta de recursos hídricos. Em apenas 30 anos, o Brasil perdeu 15% de todos os seus recursos hídricos.

Além das vantagens para o meio ambiente, a energia solar ajuda a reduzir os custos com energia em até 90%! Por isso, cada vez mais empresários buscam implantar sistemas fotovoltaicos em suas empresas. Quer saber mais sobre como funciona o mercado de energia solar no Brasil? Acesse nosso blog!

Deixe um comentário