Você está visualizando atualmente CONHEÇA OS 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR PARA SUPERMERCADOS

CONHEÇA OS 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR PARA SUPERMERCADOS

  • Categoria do post:Blog

Quando um determinado setor continua a crescer, mesmo em períodos de crise, esse é um indício indiscutível do quanto ele é promissor. E esse é o caso da energia solar: mesmo com a pandemia, o segmento teve um crescimento de 45% no Brasil, no primeiro semestre de 2020.

Isso aconteceu porque os benefícios dessa fonte de energia são cada vez mais claros — desde a sua sustentabilidade até a economia que proporciona — e se estende para todos os ramos e tipos de empreendimento, incluindo os supermercados.

Então, a seguir, elencamos 5 dos principais benefícios que a produção de energia solar pode trazer para os supermercados. Confira e aproveite a leitura!

1. Redução de custos

Ao instalar os painéis fotovoltaicos e colocá-los em funcionamento, estima-se que é possível reduzir a conta de energia elétrica em até 95%. Lembrando que essa estimativa é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Sabemos que o supermercado é um tipo de empreendimento que, pela sua própria natureza, precisa de muita energia e, por consequência, tem um custo bastante alto com isso. Assim, ao diminuir esse gasto, a vida financeira ganha mais fôlego e permite outros investimentos.

Sendo assim, o comércio e setor de serviços sentem na prática os efeitos dessa economia. Não é à toa que já respondem por quase 40% da energia fotovoltaica no Brasil.

2. Manutenção simples

A estrutura para conversão de energia solar em energia elétrica é simples (quando comparada a grandes usinas eólicas ou hidrelétricas, por exemplo). Por conta disso, a manutenção também passa a ser simples.

Então, tomando alguns cuidados no dia a dia, é possível evitar a necessidade de manutenções corretivas e o custo que elas geram. Para saber quais são esses cuidados, você pode acessar este conteúdo.

3. Linhas de financiamento

Já comentamos em outros artigos que o custo para instalação de um sistema de energia solar tem caído muito nos últimos anos. De 2010 para cá, essa queda foi de cerca de 90%. Logo, ele já se tornou bastante acessível. E a boa notícia é que ainda existem linhas de financiamento próprias para quem quer fazer esse tipo de investimento e não tem a quantia necessária disponível.

Você pode financiar o valor total do sistema e da instalação em alguns casos. E depois de terminar de pagar o financiamento, o investidor ainda vai ter muitos anos úteis garantidos, já que as placas solares têm uma alta durabilidade.

4. Retorno sobre o investimento

Ao investir em um sistema de energia limpa e renovável como a solar para o supermercado, em poucos anos, o proprietário recupera todo esse investimento e ainda lucra, se levar em conta a economia que vai ter nas contas de energia elétrica.

5. Valorização da imagem

Escolher uma fonte de energia sustentável e renovável para o supermercado, faz a imagem pública da marca ter ainda mais valor agregado. Isso porque o público-alvo, os investidores, fornecedores e parceiros vão ver verão com bons olhos a iniciativa de diminuir o impacto ambiental e contribuir com o desenvolvimento sustentável.

Ao juntar todas essas vantagens, você consegue ver que os supermercados vão se tornar ainda mais competitivos, eficientes e produtivos, além de fazer a sua parte pela saúde do planeta!

E então, quer ter acesso a mais informações exclusivas sobre esse universo da energia solar? Então acesse nosso blog para ler outros conteúdos!

Deixe um comentário