No momento, você está visualizando AFINAL, O QUE É GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA?

AFINAL, O QUE É GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA?

  • Categoria do post:Blog

A geração distribuída é um tipo de modalidade de geração de energia elétrica, caracterizada pela proximidade entre os geradores e os consumidores.

Podemos afirmar que a geração distribuída de energia é uma estratégia de geração descentralizada, que utiliza geradores de pequeno porte e se contrapõe ao modelo tradicional de geração centralizada. 

O modelo centralizado de geração de energia elétrica corresponde ao uso de grandes usinas, como hidrelétricas e termelétricas, que ficam localizadas distantes dos grandes centros de consumo. 

No caso do modelo centralizado, toda a energia que ele gera precisa viajar por linhas de transmissão de longa distância.

Por outro lado, na geração distribuída, existem pequenos geradores que ficam próximos aos centros de consumo ou até mesmo no local onde usarão a energia.

A geração distribuída começou em 2004, a partir do Decreto de Lei nº 5163, contudo, ela não era muito acessível a todos os brasileiros. 

Logo em seguida, a geração distribuída tornou-se amplamente acessível por meio da Resolução Normativa Nº 482/2012, que permitiu o acesso à rede de distribuição de energia de baixa tensão por consumidores comuns. 

Essa nova Resolução Normativa surgiu com o objetivo de produzir energia elétrica para o autoconsumo. 

Conheça as vantagens da geração distribuída de energia

A geração distribuída possui vantagens relacionadas aos pontos de vista econômico, social e ambiental. Veja abaixo quais são elas: 

  • Redução de perda de energia: 

A partir da descentralização da geração, a energia pode ser produzida no lugar onde ela será consumida ou nas proximidades. 

Desse modo, evitamos o transporte de energia a longas distâncias, reduzindo assim a perda e tornando o sistema elétrico mais eficiente. 

  • Ampliação de investimentos:

A geração distribuída é capaz de incentivar as pessoas e empresas a produzir a própria energia elétrica.

Para investir nesse tipo de geração de energia, as pessoas usam o próprio dinheiro ou recorrem ao financiamento, evitando assim, que o governo precise investir em leilões para a construção de novas usinas hidrelétricas ou termelétricas. 

  • Expansão da matriz energética: 

A geração distribuída também ajuda a expansão da oferta de eletricidade no Brasil.

Por isso, o custo e a disponibilidade de energia elétrica no país aumentam significativamente.

  • Promove o uso de energia limpa e renovável: 

Também podemos dizer que a geração distribuída incentiva o uso de fontes limpas e renováveis para gerar eletricidade. 

Esse fato torna a geração de energia mais sustentável e ambientalmente correta. 

  • Geração de novos empregos e oportunidades: 

Ao instalar um sistema de geração distribuída, você está incentivando a criação de novos empregos e oportunidades.

Além disso, esse tipo de geração de energia também movimenta diferentes setores econômicos do país, desde a fabricação até a instalação dos sistemas. 

Qual tipo de fonte renovável podemos usar nessa modalidade? 

As fontes de energia que podemos usar na geração distribuída são: eólica, da biomassa ou solar. 

Como funciona a geração distribuída de energia solar no Brasil?

Temos usado a geração distribuída da energia solar no Brasil desde 2012, quando publicaram a Resolução Normativa Nº 482 da ANEEL.

Foi essa Resolução Normativa que criou no país a modalidade de geração distribuída ligada à rede elétrica de baixa tensão, permitindo que pessoas jurídicas e físicas gerem a sua própria energia e, além disso, conectem-se ao sistema elétrico sem burocracia. 

Para instalar um sistema de geração distribuída na sua casa, no entanto, são exigidos duas coisas.

A primeira é que os projetos de geração distribuída precisam ser feitos por profissionais qualificados, como por exemplo engenheiros ou técnicos especialistas no assunto. 

Já a segunda exigência, no entanto, é que o sistema de geração distribuída produza menos do que 75 kW (quilowatts). Essa quantidade de energia gerada consegue atender a necessidade das residências e pequenas empresas brasileiras.  

Quer instalar um sistema na sua casa? Conte com a Energy Brasil 

Como você pode perceber, para instalar um sistema de geração distribuída na sua casa é necessário que o trabalho seja feito por técnicos capacitados. 


Por isso, se você tem pensado em fugir da conta de energia alta e quer usar energia solar, entre em contato com a Energy Brasil.

Deixe um comentário