Vivemos em um momento em que as preocupações com o meio ambiente têm crescido no mundo todo. A poluição causada pelas fontes energéticas poluentes já provocou muitos danos no planeta. Países e indústrias de todo o mundo têm se preocupado mais com as emissões de CO2 e vêm revendo políticas de geração energética.
Nesse momento de renovação, as fontes energéticas sustentáveis e renováveis têm um papel fundamental. Isso porque essas soluções energéticas é que vão substituir grande parte dos mecanismos poluentes de geração de energia.
Portanto, fica claro que o crescimento das soluções energéticas sustentáveis vai ser muito grande nos próximos anos no Brasil e no mundo. A energia solar no Brasil, por exemplo, cresce a cada ano. Continue acompanhando para entender melhor!
O que é energia solar e como funciona?
Uma das melhores alternativas energéticas é, sem dúvidas, a energia solar. Esse mecanismo de geração de energia tem crescido muito no Brasil e em vários países.
A energia solar é renovável e sustentável. Então, o processo de produção energética nesse modelo acontece por meio da captação da energia do sol com a utilização de painéis solares. Essa energia pode ser transformada em energia elétrica e térmica, abastecendo casas e indústrias de maneira econômica e sustentável.
Qual é o crescimento do mercado de energia solar no Brasil?
A produção de energia solar cresce de uma maneira muito rápida no Brasil. A ideia de produzir a sua própria energia e, ao mesmo tempo, economizar na conta de luz atrai muitos brasileiros e brasileiras.
De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), o crescimento desse setor no Brasil vai permanecer pelos próximos 10 anos.
Hoje o setor no Brasil já está com capacidade de geração energética de 4 gigawatts (GW) e esse número vai aumentar muito nos próximos 10 anos, já que a expectativa é que o setor de Geração Distribuída atinja uma capacidade de 35,8 gigawatts em 2030.
Qual é a expectativa para a geração de empregos nesse setor no Brasil?
Esse grande crescimento da energia solar no Brasil preserva o meio ambiente e contribuir com a economia de milhões de pessoas. Além disso, vai gerar em torno de 1 milhão de empregos no país nos próximos 10 anos.
Então, são muitas pessoas, indústrias, empresas interessadas no sistema de geração de energia fotovoltaica. Isso aumenta a demanda. Com isso, é claro que vai ser preciso criar diversos postos de trabalho.
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostra que são gerados em torno de 30 empregos a cada megawatt de energia solar instalado. Portanto, como você pode ver, as expectativas são as melhores possíveis para o setor de energia solar.
Gostou de saber mais sobre o mercado de energia solar no Brasil? Aproveite e entenda como funciona a produção de energia solar nas empresas e por que vale a pena!