Você está visualizando atualmente CONTA DE LUZ DEVE CONTINUAR ALTA EM 2022

CONTA DE LUZ DEVE CONTINUAR ALTA EM 2022

  • Categoria do post:Blog

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), afirmou que a conta de luz dos brasileiros vai continuar alta em 2022.

No ano passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica já praticou algumas ações que aumentaram em 20% o valor da bandeira vermelha patamar dois, cobrada na conta de energia dos brasileiros.

Os principais motivos relacionados ao aumento são: o constante acionamento das usinas termelétricas e o alto consumo de energia elétrica no país.

A energia gerada pelas usinas termelétricas é a mais cara do mercado, mas, como o Brasil está enfrentando uma das piores crises hídrica da história, essa foi a solução encontrada para resolver esse problema.

Entenda por que a crise hídrica está afetando a conta de luz dos brasileiros

O período de chuva de 2021 acabou em abril. Isso significa que esse período de estiagem é o maior em 91 anos. 

Para piorar ainda mais a situação, de maio a setembro de 2021, boa parte do Brasil passará por um período de muita seca, chuvas escassas e insuficientes para abastecer os reservatórios das usinas hidrelétricas. 

As usinas hidrelétricas são as grandes responsáveis por gerar a maior parte da energia do país. 

Isso significa que, se os reservatórios estão com níveis de água baixo e sem capacidade de gerar toda a energia necessária para a população brasileira, o governo precisa tomar algumas medidas para garantir o fornecimento de energia a todos.

Como dissemos acima, uma das medidas tomadas foi acionar as usinas termelétricas. 

O problema é que a energia gerada por essas usinas são mais poluentes e caras do que a da hidrelétrica. E é por isso que as concessionárias precisam adicionar bandeiras tarifárias na conta. 

Ao contrário do que se imagina não haverá um apagão no Brasil

Mesmo diante da crise hídrica, o Ministério de Minas e Energia descarta completamente a possibilidade de um racionamento de energia elétrica. 

Contudo, o Ministério tem estudado algumas medidas provisórias de racionamento de energia em todo o Brasil.

Os órgãos governamentais juntamente da Aneel e da indústria eletrointensiva, medidas econômicas para incentivar a produção industrial funcionar somente fora dos horários de pico.

Das 18h às 21h costuma ser o período de maior consumo de energia no país. São nesses horários que o risco de uma sobrecarga no sistema fica maior.

A ideia central do governo é que as indústrias eletrointensivas diminuam o ritmo de produção nesse período, diminuindo, dessa forma, as chances de blackouts no horário de pico. 

Fora as medidas que ainda estão sendo estudadas, o governo já tomou as seguintes decisões: 

  • Autorizou a importação de energia da Argentina e do Uruguai;
  • Deu aval para que as usinas termelétricas adicionais sejam acionadas;
  • Editou o decreto que regulamenta a realização de leilões para contratar algumas usinas reservas de geração de energia elétrica;
  • Ampliou a possibilidade de acionamento de usinas termelétricas sem contrato para comercialização de energia;
  • Emitiu alerta de emergência hídrica em alguns estados brasileiros e autorizou a operação excecional de parte dos sistemas hídricos.

Não é só a crise hídrica que está encarecendo a conta de luz

De acordo com o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, não é apenas a questão hídrica que será contemplada nas contas de luz. 

O governo federal, em 2020, fez um acordo com as concessionárias de energia elétrica, para que as tarifas fossem reduzidas durante alguns meses da pandemia. Por isso, esse custo que deixou de ser cobrado, e será embutido nas contas de luz dos consumidores em 2022.

Quer fugir da conta de luz alta? Invista em energia solar

Como você pode perceber, a situação da energia elétrica vinda das usinas hidrelétricas é bastante desanimadora. 

Uma forma de fugir dos aumentos na conta de luz e da crise hídrica do país, portanto, é investindo em energia solar. 

Com um sistema de energia solar, você consegue gerar 100% da sua energia elétrica e além disso, com o passar do tempo, é possível receber um desconto de 95% no valor final da sua conta de luz. 

Além disso, a energia solar é bem menos poluente e não agride o meio ambiente, fato esse que transforma a sua casa em um ambiente amigo do planeta. 

Uma casa com um sistema de energia solar instalado valoriza o imóvel em quase 7%, o que pode ser vantajoso para aqueles que desejam investir no lugar onde moram, por exemplo.  

Gostou da ideia de fugir da conta de luz altíssima e investir em energia solar? Então, o que você acha de entrar em contato com a Energy Brasil? 

Na Energy Brasil você encontra condições especiais para instalar um sistema de energia solar em sua casa. Fale conosco e transforme a sua realidade! 

Deixe um comentário