Você está visualizando atualmente É POSSÍVEL USAR ENERGIA SOLAR EM APARTAMENTO?

É POSSÍVEL USAR ENERGIA SOLAR EM APARTAMENTO?

Você mora em um prédio e não sabe se é possível ou não instalar um sistema de energia solar em apartamento? 

Então, se prepare, pois nós vamos te dar uma ótima notícia: SIM! É completamente possível usar energia solar em um apartamento. 

Inclusive, os condomínios podem usar a energia solar para suprir a necessidade de apenas uma pessoa ou de todo o prédio. 

Quer entender mais sobre como funciona a energia solar em apartamento? Continue a leitura.

Entenda como é possível usar energia solar em apartamento

O mais comum é que residências, empresas e propriedades rurais utilizem a energia solar, mas isso não significa que quem mora em apartamentos também não pode.

Como dissemos acima, é totalmente possível instalar energia solar em apartamentos, porém, essa tarefa pode ser um pouco mais difícil. 

Isso porque para instalar os painéis solares é necessário ter bastante espaço disponível no telhado ou no solo, para que eles recebam a luz solar e a transformem em energia elétrica.

Nos apartamentos, geralmente, é bem difícil ter esse espaço disponível, porém, não é impossível. 

Abaixo, vamos lhe explicar em quais lugares do apartamento você pode instalar os painéis solares.

Onde você pode instalar os painéis solares no prédio? 

O melhor lugar para instalar painéis solares nos prédios é na cobertura. Porém, você pode instalá-los na laje da construção.

Esses dois locais são mais indicados por serem áreas maiores e por receberem maior incidência solar durante o dia. 

No entanto, existem outros lugares para instalar os módulos solares nos edifícios, como na fachada ou até mesmo na sacada. 

Caso não seja possível instalar os painéis na construção, uma saída é posicioná-los no solo ou em alguma área comum do condomínio. 

Também a possibilidade de incorporar os sistemas fotovoltaicos na construção civil. Chamamos essa técnica de BIPV (Building Integrated Photovoltaics). 

A tradução do termo refere-se à instalação de painéis solares integrados diretamente na construção dos prédios. 

Formas de usar a energia solar individualmente nos edifícios 

Se você deseja instalar um sistema de energia solar para abastecer somente o seu apartamento, o mais indicado é que a instalação seja feita na sua sacada ou varanda. 

Agora, se você mora na cobertura, pode instalar o sistema em seu telhado, por exemplo.

Para aqueles que moram no térreo, fica um pouco mais complicado, porém não impossível: basta instalar os módulos no “quintal” atrás do seu apartamento. 

Instalar um sistema de energia solar para todo o condomínio pode ser mais vantajoso

Utilizar um sistema de energia solar para todo o condomínio pode ser mais vantajoso porque, as áreas comuns dos edifícios costumam ser grandes consumidores de energia. 

A instalação de um sistema fotovoltaico irá reduzir a conta de energia do condomínio, pois o sistema será responsável por suprir grande parte da energia consumida. 

Vale ressaltar, além disso, que um sistema de energia solar também pode abastecer vários apartamentos, caso não haja interesse de instalá-lo em todo o condomínio. 

Usar energia solar em apartamentos é bom para o seu bolso e para o meio ambiente 

A energia solar é considerada sustentável, limpa e renovável, portanto ela contribui para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos

Além disso, a energia fotovoltaica te ajuda a economizar com a conta de energia elétrica e te garante um retorno financeiro inigualável. 

Instalar energia solar em apartamento também é uma forma de valorizar e agregar valor ao seu imóvel

Por isso, se você mora em apartamento, não perca mais tempo: entre em contato com a Energy Brasil e faça o orçamento do seu sistema fotovoltaico. 

Deixe um comentário