Você está visualizando atualmente FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA ESTÃO FICANDO MAIS BARATAS

FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA ESTÃO FICANDO MAIS BARATAS

De acordo com um estudo feito pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), em 2020, as empresas que utilizam fontes renováveis de energia, tiveram um gasto menor com energia elétrica do que os projetos que utilizam combustíveis fósseis.

Cerca de 62% da geração total de energia renovável adicionada em 2020 teve custos inferiores aos das usinas térmicas. Essa porcentagem corresponde a 162 gigawatts (GW) gerados anualmente.

O estudo ainda revela, além disso, que as fontes renováveis de energia tiveram uma queda anual em seus valores. 

A energia solar fotovoltaica teve uma queda de 7% em seu valor. A eólica onshore apresentou uma queda de 13% e a eólica offshore teve uma queda de 9%.

As fontes renováveis de energia ficaram mais baratas no Brasil?

A boa notícia é que o Brasil foi um dos destaques da pesquisa em relação à energia solar fotovoltaica

Segundo o estudo da IRENA, em 2020, os painéis solares tiveram uma queda no valor de 71% em relação ao valor de 2013

O gasto total com a instalação comercial de energia solar distribuída também caiu 55% entre 2017 e 2020.

O que a utilização das fontes renováveis de energia oferece aos países?

A utilização das fontes renováveis de energia oferece aos países ligados diretamente às usinas térmicas uma agenda economicamente atrativa e, além disso, muito viável.

Esse tipo de energia assegura aos países um crescimento da demanda energética e ao mesmo tempo oferece redução de custos. 

Fora a redução dos custos, ela também é capaz de criar novos empregos, impulsionar o crescimento econômico dos países e, além disso, ajudá-los a cumprir as metas climáticas.

Além disso, a Irena garante que as fontes renováveis de energia estão superando os custos operacionais ligados às usinas de carvão em funcionamento.

É possível prever que os países emergentes conseguiram economizar até U$156 bilhões de dólares com os empreendimentos de energia renovável adicionados em 2020.

Os projetos que utilizam a energia limpa também diminuíram em ao menos U$6 bilhões de dólares por ano os seus gastos com eletricidade, em relação ao uso equivalente de combustíveis fósseis, como o carvão, por exemplo.

A pesquisa estima que as novas instalações de energia eólica e solar comissionadas em 2021, devem custar menos do que os 800 gigawatts (GW) de energia gerada através do carvão mundialmente.

Parar de utilizar combustíveis fósseis para gerar energia, resultaria em uma redução dos custos de aproximadamente U$32,3 bilhões de dólares e evitaria a emissão de três bilhões de toneladas de CO2 por ano.

Quais as previsões para os próximos anos em relação à energia renovável?

Estima-se que até 2022 os custos globais das fontes de energia renováveis caiam ainda mais. Afinal, é possível que a energia eólica em terra fique até 27% mais barata do que a energia proveniente do carvão.

A tendência é que as energias renováveis de baixo custo permitam a eletrificação de transportes e outros usos, como edificação e indústrias.

A IRENA também prevê que as fontes renováveis de energia sejam capazes de destravar a eletrificação competitiva indireta por hidrogênio verde.

Curtiu saber dessas informações sobre as fontes de energia renováveis? Então não deixe de acompanhar o blog da Energy Brasil para ficar por dentro de todas as novidades sobre o assunto.

Deixe um comentário