Você está visualizando atualmente O SISTEMA SOLAR FUNCIONA NA FALTA DE ENERGIA?
Falta de Energia

O SISTEMA SOLAR FUNCIONA NA FALTA DE ENERGIA?

  • Categoria do post:Blog

É comum que as pessoas que não têm muito conhecimento sobre energia solar, acharem que o sistema fotovoltaico pode parar de funcionar quando ocorre falta de energia na rede elétrica convencional. 

Mas antes de falarmos sobre isso, precisamos explicar que existem dois tipos de sistema fotovoltaico, ooff-grid” e o on-grid.

No sistema “off-grid”, toda a energia excedente que o sistema de energia solar produz, fica em baterias, para usar quando acontecer a falta de energia elétrica ou a noite, quando o sistema não produz energia. 

Já o sistema “on-grid” funciona sem armazenar energia pois não possui baterias. 

Nesse caso, toda energia gerada e não consumida, é enviada para a rede de energia elétrica local. 

Assim, quando o sistema não estiver produzindo, sua casa terá abastecimento através da energia gerada pela rede convencional. 

O valor da energia consumida da rede recebe descontos por conta dos créditos energéticos gerados pela energia excedente que o sistema enviou à rede convencional. 

Afinal, o sistema fotovoltaico continua funcionando caso haja falta de energia? 

O que podemos dizer em relação a isso é que, nos sistemas “off-grid”, a falta de energia não influencia em nada, pois toda energia utilizada vem do sistema ou das baterias. 

Agora, no sistema “on-grid”, que é quando o sistema não funciona de forma isolada e ocorre a falta de energia, pode haver uma instabilidade no fornecimento de energia para as casas e empresas. 

No pior cenário, se a falta de energia acontecer no período noturno, é possível que o local fique sem eletricidade por completo. 

Indicamos os sistemas “off-grid” para locais afastados das concessionárias

Os sistemas “off-grid” servem para lugares que não possuem nenhum tipo de acesso à rede de energia convencional. 

Esse tipo de sistema é muito mais caro para implementar e além disso, para funcionar, precisam de equipamentos específicos, além das baterias, que geram gastos mais altos de implementação. 

Apesar da tecnologia para armazenamento de energia estar se desenvolvendo, ainda existem muitas melhorias que precisam ser feitas para que esse sistema seja acessível. 

Vale destacar que, além de ser mais acessível, o sistema “on-grid”, já possui regulamentação clara junto à Aneel para ser instalado em todo país. 

E aí, este artigo foi útil para você? Esperamos que sim! 

Caso você tenha gostado desse texto, continue navegando por nosso blog para descobrir outros conteúdos. 

Indicação de leitura: Conheça alguns mitos sobre energia solar. 

Deixe um comentário