Você está visualizando atualmente CONHEÇA AS VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR EM RESIDÊNCIAS

CONHEÇA AS VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR EM RESIDÊNCIAS

  • Categoria do post:Blog

A energia solar está ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional e nacional. Esse sucesso todo é porque estamos falando de um tipo de produção de energia muito vantajoso. Além disso, por ser uma energia limpa, é sustentável e não libera nenhum tipo de gás tóxico.

O fator econômico também é um peso muito grande nesse crescimento, afinal, energia solar ajuda na economia. Isso, é claro, já chama a atenção de várias empresas no mundo todo, que passaram a aderir cada vez mais aos painéis solares. Afinal de contas, o objetivo das empresas é diminuir a conta de energia no fim do mês. E isso tem dado muito certo.

Não quer ficar de fora? Então separamos algumas vantagens e desvantagens de ter a energia solar na residência. Assim, você pode avaliar se vale a pena ou não fazer esse investimento! Boa leitura!

Como funciona a energia solar?

É bem simples entender como a energia solar funciona. Bom, de forma resumida, podemos dizer que os painéis solares captam a luz emitida pelo sol, transformando-a em energia. Então, depois, transforma-se essa energia em eletricidade, no caso de energia fotovoltaica, ou em energia térmica, no caso de aquecimento da água.

Quando o objetivo é apenas aquecer a água, utiliza-se apenas o calor contido na luz do sol. Agora, quando se quer energia elétrica, utiliza-se também a radiação.

Ao ter painéis solares em casa, você não paga pela energia gerada, por isso estamos falando de tanta economia. Em vez de acrescentar, tira-se um valor considerável da sua conta de energia no final do mês.

Quais são as vantagens da energia solar?

Agora vamos conhecer as principais vantagens da energia solar! Confira!

Economia

Apesar de o valor inicial ser considerável, a energia solar em residências gera uma grande economia em curto e longo prazo.

Isso acontece porque o valor da conta de energia diminui. Sendo assim, se você somar o valor que economizou todo mês, vai notar que em poucos anos conseguirá o retorno de todo o valor investido. Depois desse período, toda economia que você tiver é lucro. Ou seja, a questão financeira é uma grande vantagem.

Disponibilidade de água quente

Algo que devemos falar aqui sobre o uso da energia elétrica é que o chuveiro é um dos aparelhos que mais gastam eletricidade. Por isso, é um dos que mais pesam na conta ao final do mês.

Ao investir em energia solar, com a captação do calor sendo utilizada no aquecimento da água, você vai ter água quente disponível no chuveiro o tempo inteiro. Assim, você não precisa gastar nada de energia elétrica comprada.

Tecnologia, sustentabilidade e futuro

Cada vez mais o futuro tem se tornado sinônimo de sustentabilidade. Os impactos dos danos à natureza que os seres humanos têm causado ao longo dos anos estão sendo sentidos, e isso só tende a piorar caso não sejam tomadas medidas preventivas.

Isso abriu os olhos dos produtores, consumidores e dos líderes do governo de muitos países. Então, eles estão motivando cada vez mais as indústrias a se tornarem sustentáveis. Os consumidores estão valorizando mais as marcas ecologicamente corretas, por isso produtos veganos, por exemplo, estão cada vez mais em alta.

Estudos mostram que, em poucos anos, a questão da sustentabilidade será tão importante quanto a governança na administração de uma empresa. Então, em breve, é possível que a energia renovável seja tão utilizada, ou até mais, que a energia fóssil.

Portanto, utilizar esse tipo de produção é contribuir para um mundo melhor e mais sustentável, além de representar um alto desenvolvimento tecnológico.

Mas existe alguma desvantagem na energia solar?

Bom, as desvantagens estão ligadas a uma escolha mal feita da empresa que presta serviços de energia solar. Como estamos falando aqui de um investimento considerável, o ideal é sempre contar com empresas sérias e de confiança. Essas empresas têm profissionais capacitados, parceiros de negócio e trabalham com formas de aquisição por meio de instituições confiáveis.

A desvantagem é apenas esta: investir em placas solares com empresas que não têm capacidade para fazer o serviço e que não têm bons kits para oferecer ao cliente. Logo, é uma desvantagem mínima, que podemos solucionar facilmente. Ou seja, isso deixa claro que a energia solar é muito vantajosa e sustentável. 

Faça uma boa pesquisa para avaliar a confiabilidade de todos os profissionais, analisando sua experiência com os serviços e com os equipamentos, por exemplo. Só depois dessa pesquisa é que você pode se sentir seguro para fazer a contratação.

Ao contar com uma equipe pronta e com o conhecimento técnico necessário, você garante mais segurança, sabendo que os painéis vão manter o desempenho esperado. Assim, você garante que não haverá nenhum tipo de desvantagem ao investir em um sistema de energia solar.

Afinal, vale a pena investir em energia solar residencial?

Bom, como você pôde ver, a energia solar é, de fato, vantajosa. Dessa forma, produzir energia em sua própria casa é um passo importante para incentivar a visibilidade da energia solar, além de ser uma ótima opção para o bolso. Não deixe de investir!

E aí, o que achou do texto? Concorda que esse tipo de energia limpa tem muitas vantagens para consumidor, para o desenvolvimento tecnológico do país e para o meio ambiente? Aproveite que está por aqui e descubra se a energia renovável irá superar a energia fóssil!

Deixe um comentário