Você está visualizando atualmente 10 MOTIVOS PARA INVESTIR EM ENERGIA LIMPA E COMEÇAR A ECONOMIZAR

10 MOTIVOS PARA INVESTIR EM ENERGIA LIMPA E COMEÇAR A ECONOMIZAR

  • Categoria do post:Blog

As pessoas estão cada vez mais se conscientizando quanto à necessidade de adotar métodos alternativos de geração de energia que não sejam prejudiciais à natureza. No entanto, o que muitos ainda não sabem é que essas medidas também apresentam várias vantagens financeiras.

Com os impactos de séculos de irresponsabilidade ambiental se tornando visíveis agora, esse é o momento ideal para começar a usar energia limpa tanto na sua casa como em seu negócio.

Sendo assim, separamos uma lista com 10 motivos para você investir em energia limpa ainda este ano e começar o próximo economizando! Confira e boa leitura!

1. Redução de custos

O preço de compra de sistemas de energia sustentável, como as placas solares, pode parecer alto no começo, mas é preciso ter em mente que esse investimento retorna muito rápido e gera muitas economias para o bolo.

Isso porque a quantidade de energia gerada pelos painéis solares diminui o uso da energia padrão, ou seja, você tem uma redução significativa na conta de energia elétrica.

2. Valorização do imóvel

A energia limpa representa o futuro. Assim, com a ascensão desse modelo de geração de energia, podemos presumir que os meios padrões e poluentes de gerar energia se tornarão obsoletos em um futuro não muito distante.

Estudos desenvolvidos nos Estados Unidos, pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, afirmaram que imóveis com sistema de energia solar recebem uma valorização de 3% a 6%. Além disso, os estudos mostraram também que os compradores queriam pagar até R$ 40 mil a mais por imóveis com um sistema fotovoltaico instalado.

No Brasil, a realidade não é diferente. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a valorização de imóveis sustentáveis é de 10% a 30%. Então, imóveis com certificação ambiental podem obter lucro a curto prazo.

3. Manutenção fácil

As placas solares são muito econômicas em questão de manutenção. Isso é uma vantagem importante porque esse procedimento é necessário em espaços de tempos regulares, afinal, as placas ficam expostas ao tempo e acumulam sujeiras de diversas naturezas.

Por isso, se for necessário, o ideal é passar um pano úmido com água sempre que as placas estiverem muito sujas. Fazer isso vai prolongar o intervalo entre as manutenções. Lembrando que o serviço de manutenção deve ser feito por profissionais qualificados, justamente para não danificar o funcionamento dos painéis.

4. Instalação sem burocracia

Como o sistema solar só interfere na sua residência e não causa nenhum impacto na rede elétrica dos seus vizinhos, por exemplo, não existe nenhum tipo de burocracia que dificulte a instalação dessa energia limpa.

5. Vida útil longa

Obedecendo às regras de limpeza e e manutenção, o sistema solar possui uma vida útil muito longa. Isso traz ainda mais economia em longo prazo.  Na média, a durabilidade dos painéis é de 25 anos.

6. Resistência a intempéries

Como os painéis solares ficam localizados na parte externa da casa, expostos a todas as condições climáticas, eles já são fabricados pensando na resistência a essas intempéries. Isso torna esses aparelhos ainda mais duradouros e economicamente viáveis.

7. Sustentabilidade

A sustentabilidade é um ponto muito favorável. Os painéis solares são a melhor forma de obter energia limpa. Mas, afinal, por que a energia solar é sustentável? Pois sua matéria prima é originada da natureza. Logo, é pela radiação solar que a captação de energia elétrica é feita. Com isso, é possível usar os recursos naturais abundantemente e de forma renovável, não prejudicando o meio ambiente.

8. Crescimento de empresas

Para aqueles que têm uma empresa, essa é uma oportunidade de fazê-la crescer mostrando o quanto ela se importa com o meio ambiente. Além disso, é importante reforçar que a recepção do público é muito melhor quando as empresas cuidam do planeta.

9. Fonte de energia inesgotável

A energia solar é gerada através dos raios solares, que estão presentes no ambiente mesmo em dias chuvosos. Ou seja, é uma fonte que nunca se acaba.

10. Crescimento do setor

O setor de energia solar está em uma onda intensa de crescimento. Em 2019, aqui no Brasil, esse mercado cresceu mais de 212%, atingindo a marca de 2,4 GW instalados. E, mesmo na pandemia, o setor cresceu 45% no primeiro semestre, gerando 47 mil novos postos de trabalho.

Enfim, como você pode ver, as vantagens da energia limpa implicam inúmeros benefícios para o usuário e o meio ambiente. Há economia de dinheiro, valorização do imóvel, preservação do ecossistema e, ainda por cima, a possibilidade de entrar nesse mercado que cresce cada dia mais.

Gostou do texto e quer obter mais informações sobre a energia solar? Então não deixe de conferir as novidades de toda semana no nosso blog!

Deixe um comentário