Você está visualizando atualmente Eficiência energética: como a energia solar pode ajudar
Future clean / renewable or alternative energy for modern living concept : House model, light bulb with green leaf, solar panel, wind mill on wood balance scale, depicts the awareness of environment.

Eficiência energética: como a energia solar pode ajudar

Você já ouviu falar em eficiência energética? Esse é um assunto que está cada vez mais em alta. Pensando nisso, trouxemos esse artigo para te ajudar a entender melhor esse conceito tão importante.

A eficiência energética acontece, quando a geração de energia utiliza menos recursos mas, mesmo assim, mantém ou aumenta, a capacidade de produção.

Diante do aumento do risco de uma grave crise hídrica no Brasil, isso é cada vez mais importante. Afinal, grande parte da energia consumida em nosso país é originada das hidrelétricas.

A indústria é o setor que mais consome energia no Brasil

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética, as indústrias representam cerca de 40% do consumo de eletricidade no país.

Somado a isso, temos o grande número de desperdício, que só entre 2015 e 2017, representou um prejuízo de R$61,7 bilhões. Esse números, demonstram a urgência da discussão a respeito de economizar a energia.

Eficiência energética e energia solar

A energia solar é uma fonte limpa, inesgotável e, além disso, econômica de geração de energia. Saiba outros motivos pelos quais vale a pena investir nesse tipo de sistema de geração de energia.

Os investimentos são baixos

Para implementar um sistema de energia solar no seu negócio e para definir o valor, antes, você terá que dimensionar a sua rede fotovoltaica.

Contudo, podemos adiantar que esse investimento resulta em uma diminuição de até 95% na conta de energia elétrica, o que significa um retorno rápido do investimento.

É praticamente gratuito

Após a instalação, a única coisa que você vai precisar diariamente, é a luz do sol. Claro que existem as manutenções necessárias, mas elas são periódicas e representam por ano, apenas, 0,5% do valor investido na instalação.

É importante lembrar, além disso, que os painéis devem ser limpos uma vez por ano, para garantir a melhor performance possível.

Oferece a possibilidade de armazenamento da energia excedente

Com os sistemas fotovoltaicos, caso a produção de energia aumente, você pode realizar o armazenamento desse excedente. Para isso, você pode utilizar baterias, por exemplo.

São essas baterias que irão armazenar a energia não utilizada, de modo que, quando a produção estiver baixa, você não tenha prejuízos de rendimento.

Medidas para conservar energia

Além da implementação de um sistema de energia solar, existem outras dicas que são muito importantes na conservação de energia, como por exemplo:

Ar condicionado

Uma dica muito importante é ligar o sistema de ar condicionado uma hora antes do início do expediente, e desligar uma hora antes do término.

Essa medida é de grande ajuda para garantir o conforto térmico dos funcionários sem que o aparelho funcione continuamente com força máxima.

Lâmpadas

Outra dica muito interessante, é a substituição das lâmpadas tradicionais pelas de LED.

Isso é vantajoso pois o LED ilumina em intensidade igual ou maior que as lâmpadas tradicionais, contudo, diferente delas, não perde energia com o aquecimento.

Motores dos equipamentos

É importante que os motores de todos os equipamentos estejam funcionando corretamente, afinal, caso contrário, isso pode acarretar em uma alta demanda de energia.

Por isso, é indispensável que você realize todas as manutenções periódicas.

Agora que você finalizou a leitura do texto, que tal aprender como a energia solar ajuda a reduzir a pegada de carbono?

Deixe um comentário