Você está visualizando atualmente Placas de energia fotovoltaica: a maneira mais barata de gerar energia
Businessman and worker near solar energy batteries. Business client showing photovoltaic detail to foreman. Two men making deal.

Placas de energia fotovoltaica: a maneira mais barata de gerar energia

  • Categoria do post:Blog

Você com certeza já deve ter ouvido falar da energia solar ou, até mesmo, já deve ter visto casas com placas de energia fotovoltaica no teto.

O investimento nessa forma de geração de energia tem aumentado cada dia mais e estima-se que esse aumento será ainda maior nos próximos anos.

Neste artigo, vamos explicar para você o motivo de todo esse crescimento a partir de um fato surpreendente: as placas de energia fotovoltaica se tornaram a forma mais barata de geração elétrica no mundo. Vamos lá?!

Por que a energia fotovoltaica se tornou a forma mais barata de geração de energia?

A energia solar já superou até a eólica em questões de baixo custo. Esse é um dos motivos do crescimento acelerado desse tipo de geração de energia. Comparando com a energia gerada pelas hidroelétricas, por exemplo — que ainda é a mais utilizada no país —, temos um diferencial notável: a ausência da necessidade de transporte.

Repare em toda a estrutura necessária para levar a energia das usinas para as casas. Inclusive, esse longo caminho percorrido gera muitas perdas de energia.

Esse transporte com certeza não é barato e ainda depende da qualidade da infraestrutura urbana para acontecer. Para levar luz elétrica para um bairro, por exemplo, primeiro é necessário instalar os postes para depois colocar toda a fiação. Isso, além de atrasar o processo, acaba também por ficar dependente dos órgãos públicos para realização das obras.

Portanto, nesse sentido, as placas solares já possuem uma vantagem econômica imensa, pois elas são instaladas no próprio local onde a energia será utilizada. Além disso, a geração de energia em si não exige uma equipe de profissionais envolvida, uma vez que as placas são autônomas nesse sentido.

Os profissionais são necessários apenas para instalação e manutenção. Além disso, por ocorrer, geralmente, somente uma vez por ano, a manutenção não é fonte de muitos gastos. Percebeu como é barato e vantajoso o sistema de geração de energia solar? E ainda vêm mais benefícios por aí.

Quais são as vantagens da energia fotovoltaica?

A energia gerada pela placa solar faz parte do grupo de energia limpa, isso quer dizer que ela não agride gravemente o meio ambiente, porque utiliza um recurso renovável como fonte: a luz solar.

Além disso, ela é economicamente muito vantajosa para os consumidores. Você só precisará investir uma vez, comprando a placa solar. A energia em si que é gerada não é cobrada. As empresas estão abrindo os olhos para as vantagens dessa economia, afinal, no Brasil, o comércio e serviços já usam 39% da energia solar fotovoltaica.

Como está sendo a recepção da energia solar no mundo?

Devido às tantas vantagens financeiras e à necessidade de cuidar melhor do meio ambiente, a maior parte dos países do mundo inteiro está voltando seus olhos para a energia solar.

Pesquisas indicam que, até 2060, a energia gerada por placa solar representará um terço da produção mundial. Essa transição é muito importante e vai gerar muitos benefícios em longo prazo.

Por vivermos no Brasil, sempre imaginamos a energia hidráulica como dominante, pois é a mais usada pelos brasileiros. Entretanto, se refletirmos sobre o fato de a maioria dos países não possuir a água como um recurso tão abundante, veremos que essa não é uma realidade mundial.

Hoje o tipo de energia mais utilizado no mundo tem como fonte o petróleo. Essa energia é considerada suja e é extremamente poluente. Por isso, o ideal é que haja uma mudança rápida para que o mundo todo possa cuidar melhor do planeta e, ainda, conseguir economizar com esse custo tão importante para as famílias.

Gostou do texto? Quer saber mais sobre fontes de energia e seus impactos? Então acesse nosso blog e aproveite nossos conteúdos!

Deixe um comentário