Apesar de a energia solar estar sendo implementada nos países do mundo inteiro há anos, aqui no Brasil a expansão dessa forma de gerar energia se encontra em crescimento e ainda não atingiu toda a sociedade.
Isso significa que a população no geral ainda não tem um conhecimento amplo sobre esse assunto e acaba por acreditar em inverdades. Há muito que se esclarecer, por exemplo, sobre o uso dessa energia em apartamentos.
Pensando nisso, decidimos produzir este texto para discutirmos sobre os mitos e verdades sobre o uso de energia solar em apartamento. Continue a leitura e confira!
Como funciona a energia solar?
A energia solar funciona através da instalação de painéis fotovoltaicos em uma posição favorável, ficando voltada diretamente para o sol. Eles utilizam os raios solares por meio de sistemas de reflexão para convertê-los em energia.
Essa energia pode ser térmica, sendo utilizada somente para aquecimento da água. E também pode ser elétrica, ou seja, utilizada para todas as outras funções.
Quais as vantagens da energia fotovoltaica?
Existem diversas vantagens no uso da energia solar. A primeira delas é: as placas solares são muito fáceis de serem instaladas e não exigem grandes reformas. Dessa forma, o gasto com manutenção é bem baixo.
Em segundo lugar, ela permite que você economize muito em conta de luz, já que não paga pela energia que gera. Isso faz com que o retorno do seu investimento inicial chegue antes que você possa imaginar.
Por fim, a energia limpa é a maneira mais sustentável de produção, já que não agride de nenhuma forma a natureza. Considerando que estamos passando por diversos problemas ambientais, usar meios alternativos para evitar agressões à natureza é essencial.
O que é mito e o que é verdade quando se fala no uso de energia solar em apartamentos?
- É possível ter energia solar em apartamento.
Verdade. É completamente possível ter energia solar em prédios.
- É possível instalar o sistema no térreo e nas varandas.
Mito. É possível instalar os painéis fotovoltaicos em locais com grande incidência de raios solares para que haja uma geração eficiente de energia. Para isso, fazer a instalação no teto do prédio é o ideal.
Veja que não é a instalação em si que é impossível nesses espaços, mas é algo que não vale a pena devido ao sombreamento e à falta de alcance do sol.
- É possível instalar o sistema fotovoltaico na cobertura.
Verdade. É possível instalar esse sistema em coberturas, já que nesses espaços não há problemas relacionados às sombras, pelo contrário, eles têm um acesso bem direto à luz solar.
A falta de espaço é o único problema que pode vir a surgir. Mas como nesse caso a energia será utilizada apenas pelo apartamento da cobertura, poucas placas já são suficientes.
- É necessário ter energia solar para todo o prédio.
Mito. A energia gerada pode ser distribuída para todo o prédio ou apenas para alguns apartamentos específicos. Ou seja, há bastante flexibilidade nessa questão.
- A energia precisa ser gerada diretamente no prédio.
Mito. A ANEEL permite que se utilizem espaços externos para a produção de energia solar, contanto que as duas propriedades estejam registradas no mesmo CPF ou CNPJ.
Simule sua instalação de painéis fotovoltaicos no nosso site e conheça detalhes sobre os nossos projetos.