Mercado livre de energia é uma alternativa sustentável, que visa oferecer a portabilidade energética aos consumidores. Ou seja: permite a liberdade de escolha de fornecedores de energia elétrica, em vez de ficar preso a um único mercado de energia convencional.
Quem pode aderir?
Atualmente, para aderir ao mercado livre de energia é preciso se enquadrar em um dos critérios abaixo:
– Empresas com conta de energia igual ou superior a 10 mil reais* mensais, ligadas em média ou alta tensão (*valor sujeito à alteração conforme abertura de mercado);
– Conjunto de empresas com o mesmo CNPJ, com conta de energia igual ou superior a 10 mil reais* mensais (*valor sujeito à alteração conforme abertura de mercado).
E os benefícios, quais são?
Competição de preços: Com várias opções de fornecedores, os consumidores podem negociar melhores preços e condições contratuais, o que pode resultar em economia de custos.
Customização: Os clientes podem escolher contratos que se adaptem às suas necessidades específicas de consumo e perfil de uso de energia.
Incentivo à eficiência energética: A competição entre fornecedores pode incentivar práticas mais eficientes de consumo de energia e uso de fontes de energia renovável.
Possibilidade de negociação de fontes de energia sustentáveis: Muitos consumidores podem escolher contratos que promovam o uso de energia limpa e renovável.
Afinal, qual a diferença entre mercado livre e mercado cativo?
Mercado cativo de energia não permite ao consumidor negociar preços ou tarifas de contratação, que são reguladas pela ANEEL. A energia é fornecida exclusivamente por uma distribuidora.
Já no mercado livre de energia é o oposto: as empresas podem escolher comprar energia de uma comercializadora ou uma geradora, com possibilidade de negociar preços, prazos, condições.
Em resumo, no mercado livre de energia você pode negociar os preços e a quantidade de energia adequadas ao perfil de consumo do seu negócio. Afinal, a previsibilidade dos custos gera mais tranquilidade e economia para o seu negócio, não é mesmo?
Quer conhecer sobre eficiência energética e conhecer todas as possibilidades? Acesse nossas redes sociais!