Você está visualizando atualmente DESCARBONIZAÇÃO DO AR: QUAL O PAPEL DA ENERGIA SOLAR

DESCARBONIZAÇÃO DO AR: QUAL O PAPEL DA ENERGIA SOLAR

Você já ouviu falar em descarbonização do ar? Basicamente, trata-se do processo de retirada de gases de carbono, principalmente do dióxido de carbono, da atmosfera.

A discussão sobre o tema tem se intensificado por conta de termos atingido o overshoot day, que é o dia em que o consumo de recursos, superou a capacidade de regeneração dos mesmos.

Desde 2001, o tempo para essa \”data limite\” tem diminuído, em média, três dias por ano.

COMO A ENERGIA SOLAR AJUDA A DESCARBONIZAÇÃO DO AR

A energia gerada por usinas termelétricas, representa 70% do consumo mundial. No entanto, para que essas usinas produzam energia, é feita a queima de combustíveis fósseis, altamente poluentes. Por isso, a qualidade do ar que respiramos piora cada dia mais.

A energia solar, por outro lado, é uma energia limpa, ou seja, utiliza um recurso natural inesgotável, que é o sol e não libera poluentes. Além disso, pode ser instalada sem grandes custos, e em qualquer lugar.

Além de representar um alívio para o meio ambiente, a energia solar, ou fotovoltaica, como também conhecemos, representa uma economia considerável pra o consumidor final, já que pode reduzir a conta de energia elétrica em até 90%.

Devemos mencionar, também, a eficiência da energia solar para uma menor emissão de gases poluentes. Estima-se que, em 25 anos, a energia fotovoltaica possa impedir que mais de uma tonelada de gases poluentes cheguem à atmosfera.

ENERGIA HIDRELÉTRICA E A EMISSÃO DE GASES

Por algum tempo, acreditou-se que a energia gerada nas usinas hidrelétricas era um tipo de energia limpa, no entanto, hoje sabemos que não é bem assim.

A geração de energia elétrica através da água, é responsável pela emissão de gases poluentes, principalmente, metano. Além disso, a construção de represas para instalação de usinas, causa desequilíbrio ambiental já que interfere no eco sistema do local.

DIFICULDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA ENERGIA SOLAR

Apesar de se tratar de um investimento com rápido retorno, e grandes benefícios ecológicos, para atingirmos os padrões ideais, é necessário um alto valor de investimento inicial, por isso, a mudança caminha a passos lentos.

Contudo, caso seja possível, você pode fazer sua parte instalando um sistema fotovoltaico na sua residência. Se quer saber como fazer isso, leia o nosso artigo sobre o tema.

Deixe um comentário