Você está visualizando atualmente INCLINAÇÃO DOS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS: ENTENDA

INCLINAÇÃO DOS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS: ENTENDA

Um dos pontos importantes para a instalação de um sistema de energia solar, é a inclinação dos painéis fotovoltaicos. Isso porque, eles devem ser posicionados de forma estratégica, para melhor aproveitamento possível da luz do sol.

No caso de nós, brasileiros, existe uma vantagem: o país está localizado nos trópicos, portanto, tem grande incidência de luz solar.

Ainda assim, é necessário ter atenção. Por isso, elaboramos esse texto, onde iremos mostrar algumas dicas para a inclinação dos painéis. Através desse texto, no entanto, visamos a potencialização da sua geração de energia. Acompanhe a leitura.

Orientação dos telhados e dos painéis solares

No caso daqueles que pretendem realizar a instalação dos painéis sobre os telhados, é importante prestar atenção à orientação dos mesmos.

Devemos nos atentar, além disso, aos fatores de sombreamento, para entender a fundo, leia nosso artigo sobre o tema.

No Brasil, o lado que mais recebe raios solares é o norte. Por isso, caso seu telhado seja voltado para essa região, e sem elementos que possam causar o sombreamento, você pode instalar o painel sem maiores preocupações. Afinal, o aproveitamento, nesses casos, é de 100%.

Apesar disso, é possível instalar os painéis em telhados voltados para outras direções, como por exemplo, as regiões nordeste e noroeste, que são as segundas melhores opções para a instalação dos painéis. Nesse caso, no entanto, o aproveitamento é de 90%.

No caso dos telhados com orientação para o leste ou oeste, a instalação também é viável, apesar de apresentar menor aproveitamento do que as demais, 80%.

Já para os telhados com orientação para o sul, não recomendamos a instalação, já que não se trata de algo viável financeiramente.

Existem ainda, aqueles telhados que não apresentam inclinação ou, ainda, apresentam muito pouca inclinação. Nesses casos, você também pode instalar os painéis, e assim como o caso dos telhados orientados para os lados nordeste e noroeste, apresenta 90% de eficiência.

Inclinação dos painéis fotovoltaicos: dica

A orientação dos telhados fazer total diferença mas, além disso, temos também a inclinação dos painéis fotovoltaicos, em graus.

Aqui, devemos levar em consideração a latitude da cidade onde você vai instalar o sistema. É importante lembrar, além disso, que, a inclinação do painel deve ser igual ou menor do que a latitude da cidade.

Tabela de inclinação dos painéis solares no Brasil em graus

Acre – 15ºParaíba – 15º
Alagoas – 15ºParaná – 25º
Amapá – 15ºPernambuco – 15º
Amazonas – 15ºPiauí – 15º
Bahia – 15ºRio de Janeiro – 22º
Ceará – 15ºRio Grande do Norte – 15º
Espirito Santo – 20ºRio Grande do Sul – 40º
Goiás – 16ºRondônia – 15º
Maranhão – 15ºRoraima – 15º
Mato Grosso – 15ºSanta Catarina – 32º
Mato Grosso do Sul – 20ºSão Paulo – 23º
Minas Gerais – 19ºSergipe – 15º
Pará – 15ºTocantins – 15º

Como podemos notar, quanto mais ao Sul, maior a inclinação, além disso, nenhuma das inclinações é menor que 15º, isso porque, em inclinações menores, o acúmulo de sujeira pode prejudicar o funcionamento das placas.

Painéis instalados fora dos telhados

Em alguns casos, embora menos comuns, os painéis podem ser instalados em lajes ou até mesmo no chão. Se esse é o seu caso, por exemplo, basta seguir as mesmas dicas apresentadas para os painéis instalados nos telhados sem inclinação.

Esperamos que o texto tenha conseguido esclarecer suas dúvidas quanto a inclinação das placas fotovoltaicas. Para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à geração de energia solar, acompanhe a Energy Brasil.

Deixe um comentário