De acordo com a pesquisa elaborada pela IRENA (Agência Internacional para Energias Renováveis), o Brasil ocupa a 14ª posição no ranking de países com maior geração de energia solar.
Veja abaixo os dados sobre o aumento da produção de energia solar no Brasil ao longo dos últimos anos.
Ao observar o gráfico, podemos notar que o país se encontra em uma crescente no que diz respeito ao mercado de produção de energia solar.
Atualmente, os sistemas fotovoltaicos são responsáveis por 1,9% da matriz energética do país. Esse número já supera o de outras fontes de energia como o petróleo, por exemplo.
Possíveis motivos para o aumento da produção de energia solar no Brasil
Existem diversos motivos que podem ter influenciado para o aumento da produção de energia solar no Brasil, como por exemplo:
Aumento no valor da conta de energia
Essa com certeza é uma das principais causas para que cada vez mais pessoas busquem por fontes alternativas de energia.
Tem sido comum observarmos as bandeiras amarelas e vermelhas nas contas de energia elétrica. Em agosto de 2021, por exemplo, a ANEEL anunciou uma nova tarifa, chamada de bandeira de escassez hídrica.
Com essa nova bandeira, o valor extra adicionado as contas é de R$14,20 para cada 100 kWh.
Preservação ambiental
Com o passar do tempo, fica cada vez mais fácil observar os efeitos da crise ambiental no nosso dia a dia, seja através do derretimento das geleiras, extinção de espécies ou até mesmo pela falta de chuvas.
Por conta disso, tem crescido o número de pessoas que procuram maneiras de amenizar seu impacto na natureza. Podemos observar isso através das tendências recentes, como a procura por canudos e sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis.
Medo de um possível apagão
Há certo tempo, tem sido levantada a hipótese de que ocorram apagões pelo Brasil no fim do ano de 2021. Essa possibilidade existe por conta da crise hídrica registrada no nosso país, que é considerada a pior em 90 anos.
Como a maioria da energia distribuída no país vêm de hidrelétricas, isso é uma situação preocupante e que, portanto, demanda atenção.
Projeções indicam aumento contínuo na produção de energia solar no Brasil
A IEA (Agência Internacional de Energia), prevê que, em 2022, a produção de energia solar cresça 30% no mundo todo. E o Brasil vai seguir essa tendência.
De acordo com uma projeção feita pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2030, a energia solar irá representar 10% da matriz elétrica do país. Indo um pouco mais longe, em 2040, a energia elétrica será responsável por 32% de toda a matriz elétrica mundial, superando as fontes tradicionais como a hídrica, por exemplo.
Agora que você já sabe que o Brasil é referência mundial na produção de energia solar mundial, descubra quais são os motivos para você investir em energia solar.