Você está visualizando atualmente ENERGIA HÍBRIDA: SAIBA O QUE É QUAIS AS VANTAGENS

ENERGIA HÍBRIDA: SAIBA O QUE É QUAIS AS VANTAGENS

Você já ouviu falar em energia híbrida? Damos esse nome, aos sistemas que têm mais de uma fonte de geração de energia.

Cada vez mais as pessoas procuram por formas de gerar o que conhecemos como \”energia limpa\”. Isso está diretamente ligado ao fato das discussões sobre o meio ambiente terem aumentado nos últimos anos.

Por isso, um dos principais constituintes dos sistemas híbridos de energia são os sistemas solares-eólicos.

Energia híbrida: solar-eólica

Como o nome sugere e, além disso, como você já deve saber, os raios solares são responsáveis por gerar energia solar. As rajadas de vento, portanto, geram a energia eólica.

Por se tratarem de duas fontes de energia renováveis, elas têm se tornado cada vez mais comuns, tanto de forma separada, quanto juntas, como parte de um mesmo sistema.

Para gerar energia solar, portanto, são utilizadas placas, que também são conhecidas como painéis fotovoltaicos. Já no caso da geração da energia eólica, portanto, utilizamos as chamadas turbinas eólicas.

Quando nos referimos a geração de energia híbrida, portanto, os sistemas são constituídos pelos dois tipos de geradores de energia.

Como funciona um sistema híbrido solar-eólico

Os painéis de energia solar, pequenas turbinas elétricas, e as baterias são o que formam os sistemas de energia híbrida solar-eólica.

Neste tipo de sistema, a principal fonte de geração de energia são os painéis solares, durante o dia, e as turbinas no período da noite.

Para implementar esse tipo de sistema, portanto, verifique se a área escolhida conta com uma grande incidência de luz solar e de ventos, se a resposta for sim, não há mais nenhum tipo de contraindicação.

Sistema fotovoltaico híbrido

Além do sistema solar-eólico, existe também o chamado sistema voltaico híbrido. Nesse caso, contudo, nós utilizamos apenas os painéis solares para a geração de energia.

A diferença, portanto, é que o sistema de energia solar está ligado não apenas a energia elétrica, mas também a um sistema de baterias.

As baterias armazenam a energia excedente para momentos de menor incidência dos raios solares.

Qual tipo de energia híbrida vale mais a pena

Tanto nos sistemas de energia solar-eólica, quanto nos sistemas fotovoltaicos híbridos, por exemplo, existem diversas vantagens.

Entre elas, podemos citar, por exemplo, a preservação do meio ambiente, redução de gastos com a conta de energia, e rápido retorno do valor investido.

Ficou claro para você o que é a energia híbrida? Aprenda agora sobre os 5 estados que mais produzem energia solar no Brasil.

Deixe um comentário