Você está visualizando atualmente O QUE É O RETORNO DO INVESTIMENTO EM ENERGIA SOLAR?

O QUE É O RETORNO DO INVESTIMENTO EM ENERGIA SOLAR?

  • Categoria do post:Blog / Residencial

É comum que as pessoas tenham dúvidas se investir em energia solar vale a pena

A resposta para essa dúvida é: sim! Investir em energia solar vale muito a pena, especialmente no Brasil, que possui um clima muito favorável para esse tipo de geração de energia. 

Outra dúvida que também é recorrente entre os consumidores é: em quanto tempo acontece o retorno do investimento em energia solar

Para responder esta dúvida, é um pouco mais complicado. Afinal, devemos considerar algumas variáveis para calcular o retorno do investimento.

Para ajudar aqueles que desejam saber mais sobre o retorno do investimento de energia solar, criamos este texto! 

Abaixo, vamos lhe explicar quais são as cinco variáveis que você deve levar em conta na hora de calcular o retorno do investimento. Não deixe de conferir! 

Afinal, o que é o retorno de investimento?

Em qualquer tipo de investimento que você fizer, vai ser necessário calcular o ROI (Retorno sobre o investimento).

O ROI refere-se a quanto você teve de retorno (ganho) depois de ter investido naquele negócio.

No caso da energia solar, essa conta é feita de um jeito um pouco diferente. Isso porque, o ROI da energia solar, na verdade, é calculado em payback.

O payback é uma medida que determina em quanto tempo o investimento feito no sistema fotovoltaico vai se pagar. 

Por que é importante calcular o retorno do investimento em energia solar?

A razão principal para você calcular o retorno do investimento em energia solar é conferir os benefícios que ela traz para sua vida e para o seu imóvel. 

Além disso, o cálculo do ROI também serve para te mostrar em quanto tempo será possível recuperar todo o dinheiro que você investiu no sistema fotovoltaico. 

Conheça as 5 variáveis que afetam diretamente o retorno do investimento em energia solar

1 – Tarifa de energia elétrica

As tarifas de energia no Brasil são medidas em R$/kWh e variam de acordo com a distribuidora de energia de cada estado, do tipo de cliente e da bandeira tarifária vigente no período de apuração.

Desse modo, esse pode ser considerado o item mais importante quando se trata de calcular o ROI.

Quanto maior for a tarifa, mais viável financeiramente será a instalação do sistema fotovoltaico, já que ele te ajuda a economizar na conta de energia.

2 – Inflação energética

A inflação energética não atinge os consumidores que geram a própria energia, mas ela é um dado importante na hora de calcular o payback.

Essa taxa pode oscilar por diversos fatores. Sendo um deles, por exemplo, as dívidas dos governos com as distribuidoras por ações artificiais que no passado serviram para abaixar a conta de energia dos consumidores. 

Essa atitude gerou um rombo enorme nas contas das concessionárias de energia e portanto, fez com que as tarifas subissem muito em um ano. 

Além disso, a atual situação dos reservatórios das hidrelétricas no Brasil também estão gerando um grande aumento nas contas de energia dos brasileiros. 

E por último, mas não menos importante, as bandeiras tarifárias, que são adicionadas às contas de energia elétrica, também devem ser levadas em conta. 

Essas bandeiras são acionadas toda vez que há um aumento no custo da energia gerada no país.

3 – Variável do custo de oportunidade

Sempre que alguém investe em algo, deve analisar quais são as outras opções disponíveis para este investimento

O investimento em energia fotovoltaica pode ser comparado com ativos do mercado financeiro, já que para adquirir um sistema, é necessário investir uma boa quantia  que vai retornar para você ao longo dos anos.

4 – Variáveis técnicas

Quanto maior for o seu sistema fotovoltaico, menor será o seu custo por Watt. 

No caso das pessoas jurídicas, o retorno do investimento em energia solar pode ser ainda maior do que o das residências. 

Isso acontece pois, os ganhos com a instalação da energia solar, acontecem em escala, como no custo dos inversores solares ou até mesmo no projeto. 

A posição das placas solares e o tamanho do projeto, também podem influenciar diretamente no payback.

5 – Valorização do imóvel 

Uma pesquisa divulgada no New York Times, nos mostra que 23 mil proprietários de imóveis, de oito estados americanos, tiveram suas casas valorizadas em pelo menos US $15 mil depois de instalar um sistema fotovoltaico.

Diante disso, é impossível falar sobre o retorno do investimento sem citar a valorização que a energia solar traz para os imóveis.

Então, além de todo retorno financeiro gerado com a economia na conta de energia, ainda há um ganho patrimonial significativo no valor da sua residência, que paga todo o custo do sistema. 

Em quanto tempo o sistema fotovoltaico consegue se pagar?

Como você percebeu, diversos fatores influenciam no payback de um sistema fotovoltaico.

Mas, de um modo geral, esse tipo de investimento acaba tendo um retorno bastante rápido. 

O retorno do investimento em energia solar pode levar de 3 a 8 anos para acontecer. 

Vale lembrar que esse tempo não é nem a metade do tempo de vida útil dos equipamentos. 

E aí, conseguimos te convencer que o investimento em energia solar vale a pena? Tomara que sim! 

Caso você queira investir em um sistema fotovoltaico para sua casa ou empresa, entre em contato com a Energy Brasil e faça seu orçamento. 

Deixe um comentário