A corrente alternada e a corrente contínua são as responsáveis por transmitir energia elétrica para os equipamentos que utilizamos no dia a dia.
A energia solar é em corrente contínua e o inversor solar a transforma em corrente alternada. Isso pois, esse é o único tipo de corrente que faz os eletrodomésticos funcionarem.
Não entendeu nada? Não se preocupe, neste artigo, vamos lhe mostrar as características da corrente contínua e da alternada, as diferenças entre as duas e as formas como elas são utilizadas na energia solar.
Afinal, o que é corrente elétrica?
Para produzir a energia elétrica, é preciso que um fluxo de partículas, como íons ou elétrons se ordene dentro de um material condutor.
Desse modo, quando há diferença de potencial elétrico entre as duas extremidades, a corrente elétrica movimenta as partículas carregadas eletricamente e as equilibra nas duas posições.
Os elétrons deslocam-se do lado negativo, onde há excesso de partículas elétricas, para o lado positivo, onde a quantidade de elétrons é menor.
Quando as placas fotovoltaicas captam a incidência solar, ocorre a produção de energia solar.
Essa energia produzida pelas placas apresenta uma corrente contínua. O problema é que para alimentar os equipamentos eletrônicos, precisamos converter a corrente contínua em alternada.
O que é a corrente contínua?
A corrente contínua, também conhecida como CC, tem uma tensão e uma corrente unidirecional e exerce sua função por meio de um fluxo de elétrons.
Portanto, o circuito da CC possui polos positivos e negativos que não prejudicam o seu sentido de circulação.
Podemos usar esse tipo de corrente em circuitos de baixa tensão, como os eletroeletrônicos, por exemplo.
Além disso, as baterias e as pilhas também usam a CC para funcionar.
O que é corrente alternada?
A corrente alternada, também conhecida como CA, se caracteriza por sua intensidade e por sua direção que varia constantemente.
Diferentemente da CC, podemos transportar a corrente alternada por longas distâncias, e, além disso, usar em grandes potências.
Utilizamos este tipo de corrente é para transmissões de energia elétrica a longas distâncias, por conta da facilidade de alteração da sua tensão por meio dos transformadores.
Além disso, a corrente alternada tem perdas de energia muito menores do que a corrente contínua.
A transmissão da corrente alternada é mais eficiente do que a da contínua, por isso, é esse tipo de corrente que utilizamos em nossas casas.
Qual a diferença entre corrente contínua e alternada?
A diferença entre a corrente contínua e a alternada é que, na corrente contínua os elétrons movem-se em um único sentido, já na alternada, os elétrons movem-se em diferentes direções.
Então, podemos dizer que as diferenças entre a corrente elétrica contínua e a alternada são:
- O sentido da corrente;
- A perda de energia;
- A distância de transmissão da corrente.
A corrente alternada é usada em nossa residência pois ela é capaz de ser transmitida a longas distâncias, sem perder muita energia.
Esse fato acontece porque a corrente elétrica alternada não perde sua força no meio do caminho que percorre até chegar às tomadas.
Entenda melhor o uso da CC e da CA na energia solar fotovoltaica
A CC é gerada dentro dos painéis solares e depois é convertida em CA por meio do inversor solar.
A função da corrente alternada é alimentar os aparelhos elétricos das nossas casas, empresas, indústrias etc.
Por conta dessa transformação das correntes elétricas, o inversor solar é de extrema importância para o sistema fotovoltaico.
E aí, conseguiu entender a diferença entre os dois tipos de corrente elétrica? Esperamos que sim!
Para saber mais curiosidades sobre a energia fotovoltaica, leia este outro texto: Telhas solares: o que são e como funcionam?