Você está visualizando atualmente ENERGIA SOLAR NA AVICULTURA – POR QUE INVESTIR?

ENERGIA SOLAR NA AVICULTURA – POR QUE INVESTIR?

A avicultura é um dos setores mais importantes para a economia brasileira. Para manter as granjas em funcionamento, é preciso utilizar muita energia elétrica. 

Isso porque, para manter o bom funcionamento das granjas e as condições de conforto dos animais, é preciso usar equipamentos que consomem bastante energia. 

As altas temperaturas e as mudanças bruscas de temperatura estão entre as principais causas das perdas de galináceos na avicultura.

Portanto, é muito importante que as condições ideais para cada fase de desenvolvimento das aves seja mantida dentro da granja. 

Durante a primeira semana das aves, o ideal é que elas fiquem em uma temperatura entre 31 ºC e 33 ºC

Já para as aves adultas, a temperatura deve estar em 41 ºC e a temperatura ambiente deve estar entre 21 ºC e 23 ºC, para que elas se sintam confortáveis.

Para que os avicultores consigam lidar com todas as características e particularidades da avicultura e ter controle com os gastos de energia, é indicado que eles utilizem a energia solar. 

A energia solar na avicultura pode ser uma forma de trazer mais lucro aos avicultores e, além disso, de evitar gastos desnecessários com a conta de energia.

Deseja entender mais sobre o assunto? Então continue lendo nosso texto! 

Por que vale a pena investir em energia solar na avicultura? 

A avicultura é um dos ramos do agronegócio que mais demanda energia, afinal, toda a produção desse setor está diretamente ligada à rede elétrica. 

Para se ter uma noção, apenas o sistema de ventilação usado na avicultura, responde a mais da metade dos gastos de energia elétrica de uma granja. 

Estima-se, no entanto, que o consumo médio de energia de uma granja gire em torno de 60 a 80 kWh/m2

A criação das aves na granja depende de uma série de etapas, que incluem, por exemplo, iluminação, nebulização, ventilação e refrigeração. Todas essas fases exigem a utilização intensa de energia elétrica. 

Por conta disso, uma excelente forma de diminuir os custos com a energia elétrica na avicultura está na utilização da energia solar. 

Ao adotar energia solar na avicultura, os custos com a energia elétrica podem reduzir em até 95%

A economia que a energia solar na avicultura gera é tanta que, pelo fato de o agronegócio estar em desenvolvimento no Brasil, o governo federal colocou a adoção da energia fotovoltaica como prioridade a longo prazo.

Além da economia, existem outros benefícios que a energia solar pode gerar na avicultura. Veja abaixo quais são as principais vantagens:

  • Redução da dependência da energia tradicional;
  • Diminuição dos impactos ambientais;
  • Amenização das crises de energia; 
  • Créditos energéticos; 
  • Os avicultores nunca mais precisaram pagar as bandeiras tarifárias das concessionárias.

Onde as placas solares são instaladas para gerar energia para as granjas? 

Assim como nas cidades, indústrias e comércios, para usar a energia solar na avicultura, os painéis fotovoltaicos devem ser instalados ou no solo ou nos telhados. 

Caso o avicultor opte por instalar as placas solares no telhado, ele terá que ter um cuidado especial com a instalação e terá que utilizar telhas térmicas na granja. 

As telhas térmicas vão evitar que o calor do Sol e das placas solares interfira na temperatura da granja e prejudique a saúde das aves. 

Agora, para instalar as placas fotovoltaicas no solo, é preciso que as granjas tenham bastante espaço disponível para receber o sistema. 

Como você pode perceber, usar energia solar na avicultura pode ser muito vantajoso. 

Cada vez mais os avicultores têm buscado alternativas que diminuam os custos com a conta de energia. Além disso, que os tornam mais produtivos e que oferecem mais qualidade de vida para as aves. 

Além disso, a energia solar passou a ser uma solução para os setores e as empresas que estão se modernizando e optando por tecnologias mais sustentáveis.

Podemos dizer também que o meio rural está alcançando excelentes resultados com a utilização da energia solar. 

Por isso, se você é um avicultor que deseja se modernizar e mudar a sua realidade, faça um orçamento com a Energy Brasil. 


Na Energy Brasil você encontra as melhores condições para contratar um sistema de energia solar para a sua granja. Para falar com nosso time, basta clicar neste link! ??

Deixe um comentário