É normal que as pessoas acreditem que depois de instalar um sistema de energia solar, será possível zerar a conta de energia por completo. Mas infelizmente, isso não é verdade!
Mesmo que as pessoas passem a gerar a própria energia elétrica, elas ainda vão precisar consumir um pouco da energia da rede elétrica.
Abaixo, nós vamos te explicar melhor porque não é possível zerar a conta de energia e o que é a taxa de disponibilidade. Continue a leitura para descobrir!
O sistema solar on-grid depende da rede de distribuição de energia elétrica
Para entender porque não é possível zerar a conta de energia, primeiro você precisa entender como funciona o sistema on-grid de energia fotovoltaica.
O funcionamento de um sistema de energia solar começa nas placas fotovoltaicas, que são as responsáveis por captar a radiação solar e enviar a corrente elétrica para o inversor.
Na parte da manhã, que é um período do dia com pouca incidência solar, a energia consumida nas casas vem da rede convencional e da geração do sistema fotovoltaico.
Durante a tarde, que é o período que o Sol fica mais intenso, a geração de energia solar atinge o seu ponto mais alto.
Por isso, nessa parte do dia, é normal que toda a energia produzida seja o suficiente para abastecer toda a residência e gerar energia excedente.
Desse modo, o sistema injeta toda a energia excedente na rede de energia elétrica, gerando os famosos créditos energéticos.
À noite, o sistema fotovoltaico não gera energia, por isso, a energia da rede convencional vai abastecer a casa.
Não é possível zerar a conta de energia por conta da taxa de disponibilidade
Como os sistemas on-grid não possuem baterias para armazenar a energia, é necessário que ela seja consumida ou injetada na rede pública da concessionária.
Como o sistema on-grid funciona conectado à rede da distribuidora, a ANEEL estabeleceu a resolução 414/2010. Essa resolução diz o seguinte: mesmo que sua geração de energia seja maior do que o seu consumo, você ainda terá que pagar o custo de disponibilidade.
O custo de disponibilidade também é conhecido como taxa mínima e se aplica aos sistemas de baixa tensão.
A taxa mínima nada mais é do que o custo de disponibilidade do sistema. Essa taxa serve para pagar os custos da infraestrutura, para manter a energia sempre disponível e para pagar a iluminação pública.
Isso significa que mesmo que você passe um mês inteiro sem consumir energia elétrica, ainda será necessário pagar a taxa mínima.
A única forma de zerar a conta de energia é usando um sistema off-grid
Só existe um jeito de não pagar a taxa mínima: usar um sistema fotovoltaico off-grid. Mas mesmo assim, você ainda precisaria pagar a taxa de iluminação pública.
Porém, o sistema off-grid precisa obrigatoriamente de baterias para armazenar toda a energia solar gerada e para poder fornecer energia quando não há geração.
Podemos dizer que a bateria necessária para o sistema off-grid é o grande problema deste tipo de sistema.
As baterias do sistema off-grid costumam ter baixa vida útil, alto custo e precisam passar por constantes manutenções.
Todos esses empecilhos tornam o sistema off-grid inviável para aqueles que podem instalar um sistema on-grid e tem acesso a rede de energia elétrica.
Afinal, a energia solar realmente compensa?
Apesar de não ser possível zerar a conta de energia com a energia solar, esse tipo de sistema ainda é muito vantajoso!
A energia elétrica no Brasil possui um dos valores mais caros do mundo, sem contar as bandeiras adicionais que são inseridas nas contas quando o consumo de energia do país é alto e as hidrelétricas estão em crise.
Com a energia solar, você fica livre de tudo isso e paga somente a taxa mínima e a iluminação pública.
Fora que, um sistema de energia solar pode durar até 25 anos. Isso significa que durante esse período, você vai economizar no valor da sua conta de energia.
Outro fato que faz a energia solar ser tão vantajosa é que mesmo que a instalação exija um investimento inicial, ela vai se pagar ao longo dos anos e ainda vai gerar um retorno financeiro.
Estima-se que a média de retorno do investimento gira em torno de 3 a 5 anos, dependendo do sistema instalado e do seu consumo.
Isso significa que, se um sistema tem a vida útil de 25 anos, você terá pelo menos 20 anos de energia e retorno de investimento garantidos.
Todo esse dinheiro economizado dentro de 20 anos pode ser redirecionado para coisas que você queira muito fazer ou ter, como: cursos, investimentos em imóveis, automóveis etc.
E aí, ficou interessado em ter toda essa economia em sua casa e aproveitar as vantagens da energia solar?
Então, entre em contato com a Energy Brasil e faça o seu orçamento sem compromisso!