Você está visualizando atualmente CRÉDITOS ENERGÉTICOS: O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM?

CRÉDITOS ENERGÉTICOS: O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM?

  • Categoria do post:Blog

A maior parte da população brasileira depende da energia gerada pelas hidrelétricas e, apesar dessa forma de gerar energia ser menos prejudicial que as outras, ela também possui desvantagens. 

Quem utiliza a energia das hidrelétricas, depende de um bom nível de chuvas ao longo do ano para não sofrer com as bandeiras tarifárias que as distribuidoras incluem nas contas de energia quando o nível das hidrelétricas está baixo. 

Além disso, o aumento da demanda de energia também tem sobrecarregado o sistema de geração de energia. O resultado de tudo isso? Risco iminente de apagões no país.

Apesar da produção de energia das hidrelétricas estar prejudicada, o Brasil e o resto do mundo possuem uma fonte de energia inesgotável e gratuita: o Sol. 

O Brasil é um dos países com maior nível de incidência solar do mundo. Em função disso, o governo brasileiro tem incentivado o uso de energia por parte da população, através da legalização e regulamentação dos créditos energéticos. 

Mas afinal, o que são os créditos energéticos e como eles funcionam? É exatamente sobre isso que vamos falar neste post. 

Continue acompanhando nosso artigo e entenda de uma vez por todas como funcionam os créditos energéticos! 

O que são os créditos energéticos? 

Ao instalar um sistema de energia fotovoltaico em sua casa, ele passará a converter os raios solares em energia elétrica. 

Essa energia, vai abastecer sua casa, e o excedente será injetado na rede elétrica que abastece a região onde você mora. 

Durante a noite, que é o período em que o gasto energético das casas costuma ser maior, quem disponibiliza a energia é a concessionária de distribuição.

Ao fim do mês, você precisará pagar pelo o que utilizou da companhia distribuidora, descontando a parcela produzida pelo seu sistema fotovoltaico. 

Mas e se, por um acaso, a quantidade de energia gerada pela sua casa for maior que o seu consumo? 

Nesses casos, toda a energia excedente vai se tornar créditos energéticos, que tornam-se descontos na sua fatura. 

Esses créditos possuem validade de 60 meses e você pode usá-los em épocas de baixa incidência solar, por exemplo. 

Eles também podem ser redirecionados para outros locais, como empresas e outras casas, desde que elas estejam em seu CPF ou CNPJ. 

Quem tem direito aos créditos energéticos? 

Somente os consumidores cativos possuem o direito de aderir ao sistema de créditos.

Os consumidores cativos devem estar necessariamente vinculados a uma concessionária de distribuição de energia elétrica. 

Já os consumidores livres, por outro lado, são aqueles que compram sua eletricidade dos distribuidores e comerciantes independentes. Sendo assim, eles não podem ter acesso aos créditos energéticos. 

Modalidades de consumo dos créditos de energia

Existem três modalidades de consumo dos créditos energéticos. Confira abaixo quais são elas: 

  • Autoconsumo remoto 

Essa modalidade é onde os créditos de um gerador específico podem servir para outros lugares.

Isso significa que se você tiver uma casa de praia ou um escritório, por exemplo, os créditos podem servir, também nesses locais.

Para gerar os créditos energéticos em um lugar e utilizar em outro, é necessário que as propriedades estejam dentro da região atendida pela mesma concessionária.

  • Geração compartilhada

Através da criação de cooperativas ou consórcios, formados por pessoas ou empresas localizadas na mesma área de concessão, é possível compartilhar a energia gerada.

Dentro dessa modalidade, é possível transferir os créditos energéticos às demais unidades consumidoras ou de definir em contra tal qual a porcentagem de energia que será distribuída.

  • Geração em condomínios 

Se você é morador de um condomínio que possui energia solar, você já deve saber que as unidades consumidoras são independentes entre si. 

Ou seja, cada apartamento ou casa paga pela quantidade de energia que consumiu.

O condomínio divide a energia igualmente entre as unidades consumidoras e as áreas de uso comum. 

Assim, tudo aquilo que é produzido pelo sistema, será abatido na conta de energia de cada residência.

O que acontece se você utilizar mais energia do que produziu? 

É bem comum que as pessoas consumam mais energia do que consomem, mas, de certo modo, esse cenário não é negativo. 

Se você gasta mais energia elétrica do que produz, você consumirá todos os seus créditos energéticos e, ao fim do mês, sua conta de energia cobrará apenas a diferença entre o que você consumiu e o que já foi debitado dos créditos. 

Por exemplo: se você produziu 80 kWh e consumiu 100, sua conta cobrará apenas os 20% de diferença.

Resumidamente, os créditos energéticos são unidades de medida usados para determinar a quantidade de energia que você produziu e enviou para a concessionária de energia elétrica. 

Eles podem ser consumidos em qualquer conta de sua propriedade, sob mesmo CPF ou CNPJ e que possuem 60 meses de validade, contado a partir do mês que foi produzido. 

Esperamos que este artigo seja útil para você e que você tenha entendido de uma vez por todas o assunto.

Deixe um comentário