Você está visualizando atualmente ESGOTAMENTO DE ENERGIA PODE ACONTECER EM NOVEMBRO

ESGOTAMENTO DE ENERGIA PODE ACONTECER EM NOVEMBRO

  • Categoria do post:Blog

O Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) publicou uma nota no dia 23/07/2021 dizendo que, possivelmente, o Brasil enfrentará um esgotamento energético em novembro de 2021.

De acordo com a nota, o esgotamento energético é proveniente da crise hídrica que o país enfrenta e também do aumento do consumo de energia que deve acontecer entre setembro e outubro de 2021. O alto consumo de energia será puxado pelos setores do comércio e serviços industriais.

Isso significa que pode começar a faltar potência energética a partir de novembro, que é quando se encerra o período de seca no país e as chuvas começam.

O que explica o risco do esgotamento de energia?

O risco do esgotamento de energia se dá por dois fatores principais. 

Primeiro, é porque o Brasil está enfrentando a pior crise hídrica dos últimos 91 anos, o que tem levado ao esvaziamento quase total dos reservatórios das hidrelétricas e o maior acionamento das usinas térmicas disponíveis.

O segundo motivo, de acordo com o ONS, é o aumento da demanda de energia, que está diretamente ligada à recuperação econômica do país.

A retomada do comércio e a manutenção do ritmo acelerado da produção industrial, vão resultar em um consumo de energia maior do que o esperado. 

É comum que em novembro o consumo de energia suba no Brasil

Outro fato que preocupa o ONS é que no Brasil, em novembro, é comum um aumento do consumo de energia elétrica nas residências, devido às temperaturas elevadas.

Para os momentos de consumo elevado de energia são acionadas as sobras energéticas

O sistema elétrico nacional opera com as chamadas “sobras de energia”, que são acionadas quando há momentos de alta demanda energética no Brasil. 

Em outubro de 2021, pode-se esperar que as sobras de energia estejam bastante reduzidas, o que pode gerar um esgotamento de praticamente todos os recursos para o mês. 

Um cenário onde existe um esgotamento de potência energética pode fazer com que o Brasil tenha dificuldades para atender a alta demanda de energia da população. Isso, em momentos de grande consumo, como nos horários de pico, por exemplo. 

O mais preocupante é que esse esgotamento de energia é capaz de causar blackout na casa dos brasileiros.

O esgotamento de energia acontecerá ou não?

O ONS analisou dois cenários para o fornecimento de energia em novembro.

No cenário mais conservador, por exemplo, pode-se esperar que a sobra de potência energética seja praticamente nula, de aproximadamente 144 MW (megawatt). 

Geralmente, o sistema de sobra energética precisa operar com pelo menos, 15 mil MW para que não corra o risco de acontecer o esgotamento de energia. 

Contudo, no segundo cenário, onde haverá um maior consumo de energia, faltaria 2 mil MW de potência energética para novembro. Assim, sendo necessário a importação de energia para evitar os blackouts no país.

Para se ter uma ideia, no segundo cenário analisado, o Brasil teria de importar o equivalente às usinas Angra 1 e 2.

Mesmo diante dos cenários desfavoráveis, portanto, a ONS disse que não há risco de esgotamento de energia no país.

Quais são as recomendações feitas pela ONS para evitar o esgotamento de energia?

Diante desses cenários, a ONS recomenda que o governo tome algumas medidas para evitar o esgotamento de energia no fim do ano, sendo elas: 

  • Aumento da flexibilização do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas;
  • Utilização dos reservatórios das bacias do Rio São Francisco e do Rio Grande; 
  • Conclusão dos estudos para contratação adicional de energia; 
  • Postergação das manutenções programadas das usinas termelétricas.

As sugestões feitas pelo ONS serão avaliadas pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética e pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. 

Caso as sugestões sejam viáveis, no entanto, elas entrarão em vigor rapidamente.

Deseja fugir dessa situação? Invista em Energia Solar 

Como você pode notar, a situação das hidrelétricas no Brasil é bastante desanimadora. 

Por isso, se você deseja fugir do esgotamento de energia e dos possíveis blackouts, invista em energia solar. 

Com um sistema de energia solar instalado em sua casa ou negócio, você consegue gerar 100% da sua energia. Além disso, não fica dependente das usinas hidrelétricas e termelétricas. 

Além disso, com a energia solar, você também consegue economizar em até 95% no valor da sua conta de energia. 

Curtiu essa ideia? Então que tal entrar em contato com a Energy Brasil?

Na Energy Brasil, você encontra condições especiais de financiamento para instalar um sistema de energia solar onde quiser. Fale conosco e fuja do esgotamento de energia! 

Deixe um comentário