Você pesquisou bastante, considerou todos os modelos de negócio existentes e chegou a conclusão de que o melhor para você é investir em uma franquia e agora? Agora, o próximo passo é escolher uma franquia que esteja dentro do seu perfil de negócio e do ramo que você tem vontade de atuar.
Escolher uma franquia não é uma tarefa fácil, mas nós podemos te ajudar! Confira as dicas que daremos abaixo e prepare-se para fazer bons negócios.
Escolha uma franquia de um segmento que tem a ver com você
Quando um empreendedor decide entrar no mercado de franquias, é necessário que ele analise o segmento a que aquela rede pertence.
Isso porque todas as áreas reservam grandes oportunidades e desafios mas, se você escolher uma franquia que está de acordo com o seu perfil investidor, suas chances de sucesso serão muito maiores.
Sempre verifique se o ramo da franquia é sólido ou se ele é apenas uma tendência, pois, nem sempre o que está em alta é o certo para se investir.
Na hora de escolher uma franquia avalie a reputação da marca e sua saúde financeira
Outro fator importante que você deve avaliar na hora de escolher uma franquia é a reputação da marca. Em hipótese alguma, deixe de pesquisar sobre a credibilidade da empresa.
Nesse momento, sites e redes sociais podem ser grandes aliados, pois, se a marca estiver com o nome manchado, esses serão os primeiros lugares que os consumidores vão procurar para reclamar.
Informe-se se existem processos na justiça contra a marca ou se ela já foi citada em alguma listagem de entidades de defesa do consumidor. Certamente, se o negócio não oferece o melhor para os consumidores, ela não oferecerá o melhor para os franqueados.
Além de procurar saber sobre a reputação da rede de franquias, busque saber sobre a saúde financeira da empresa e sobre o crescimento dela dentro do segmento e do mercado de franquias em geral.
Consulte quais são os modelos de franquia que aquela rede oferece
Algumas redes de franquia oferecem mais de um modelo de negócio para seus franqueados.
Esses modelos podem ser: franquia unitária, franquia master, franquia shop in shop, franquia individual, micro franquia, franquia de desenvolvimento e franquia home based.
Cada um desses modelos funciona de uma forma diferente, por isso, pesquise bem sobre cada um deles e invista naquele que mais lhe agrada.
É muito importante visitar as empresas antes de escolher uma franquia
Antes de fechar negócio com qualquer franqueadora, é extremamente importante que você visite uma das lojas da rede e se imagine trabalhando com aquilo.
Essa será uma boa oportunidade para você identificar se os processos da empresa estão corretos, se são complicados, se são eficientes e se são replicáveis.
A visita também serve para você checar como os consumidores se comportam dentro da empresa. Isso irá te preparar para possíveis problemas no futuro.
Converse com os franqueados e ex-franqueados para escolher
Ninguém melhor do que as pessoas que trabalham ou já trabalharam com aquela franquia para te contar todos os detalhes sobre a empresa.
Na hora de prospectar clientes, a franqueadora costuma indicar alguns franqueados aos investidores para que eles batam um papo. Em hipótese alguma converse apenas com as pessoas indicadas.
Fale com o maior número de pessoas possível porque, só assim, você ficará por dentro de todos os pontos positivos e negativos da rede de franquias.
Converse com o franqueador e faça muitas perguntas
Antes de escolher uma franquia, converse com o fundador da franquia sobre os negócios e sobre as projeções que ele tem para o futuro da rede.
Essa conversa, com certeza, irá lhe esclarecer muitas dúvidas sobre o negócio e sobre como ele funciona.
Conheça a fundo o suporte que a franquia oferece ao franqueado
A maior queixa por parte dos franqueados em relação à franqueadora é a falta de suporte. Desse modo, vale a pena analisar a qualidade do suporte oferecido pela rede que você está pensando em investir.
Certifique-se que o franqueador está disposto a oferecer todo o suporte necessário para sua franquia.
É importante que o suporte oferecido pela franqueadora abranja: seleção do ponto comercial, apoio para financiamento e projeto financeiro, apoio jurídico e administrativo, manuais, treinamentos e marketing.
Se você seguir à risca todas as dicas que demos acima, ficará fácil escolher uma franquia que lhe agrade e lhe dê retorno positivo.
E se por um acaso, você ainda não tiver escolhido o ramo da franquia que deseja adquirir, que tal considerar a ideia de investir em uma franquia da Energy Brasil?
No texto a seguir, falamos um pouco sobre como a Energy Brasil já chegou a faturar R$50 milhões em um ano, atuando em um dos ramos que mais cresce no país. Não deixe de conferir!